ESCOLHA DE DIRIGENTES – Quatro candidatos concorrem ao cargo de diretor-geral do Campus Boa Vista

por Virginia publicado 13/08/2020 14h30, última modificação 17/08/2020 18h01
Os candidatos já divulgaram seus planos de ação, que contemplam propostas referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão, entre outras áreas
O processo de escolha dos dirigentes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) para o quadriênio 2020-2024 já está em andamento, tanto na Reitoria como nos cinco campi da instituição. No Campus Boa Vista (CBV), o maior entre todas as unidades, quatro candidatos lançaram seus nomes para a consulta pública.
Os candidatos já divulgaram seus planos de ação, que contemplam propostas referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão, à gestão de recursos humanos, à gestão de recursos financeiros e às outras áreas da gestão da educação profissional e tecnológica.
A expectativa em torno do processo de escolha dos dirigentes tem tomado conta da comunidade acadêmica do CBV, que, mesmo em estudo e trabalho remotos, devido à pandemia, vem acompanhando a rotina dos candidatos. Todas as divulgações referentes ao pleito são veiculadas pelos canais oficiais de comunicação do IFRR e nas redes sociais dos respectivos candidatos.
Currículos e planos de ação

O primeiro candidato é o técnico em assuntos educacionais Giovani Calerri dos Santos Pena Júnior. Giovani cursou o ensino médio no Cefet-RR (2005-2007), é licenciado em Educação Física (2011, IFRR), bacharel em Direito (2017, Cathedral), especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD (2020, Fael) e acadêmico do curso MBA em Gestão de Instituições Públicas (Ifro). No IFRR, já foi coordenador de Ensino (5/2014 a 3/2016), diretor do Dape (3 a 9/2016), coordenador de Assistência ao Estudante (11/2016 a 8/2018) e ocupou, desde 9/2018 até se afastar para concorrer ao pleito, o cargo de assessor de Legislação e Normas do IFRR.
Slogan da campanha: “Um CBV para todos!”
Acesse no link a seguir o Plano de Ação do candidato: http://tinyurl.com.br/68i
Acesse no link a seguir o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5015982338129677

A segunda candidata, que concorre à reeleição, é a professora Joseane de Souza Cortez. Joseane é professora há 36 anos, licenciada em Pedagogia, especialista em Ciências Sociais, em Orientação Educacional e em Proeja,  e mestre em Educação. Sempre atuou na área de formação de professores e educação profissional. No IFRR, desde 1995, como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, vem atuando no ensino médio, no ensino técnico, no técnico subsequente, na graduação (licenciatura e tecnologia) e na pós-graduação lato sensu, em componentes curriculares como Didática, Currículo, Educação Inclusiva, Relações Interpessoais, Avaliação e Avaliação Inclusiva, Metodologia, Ética Profissional, Educação de Jovens e Adultos, além de orientar TCCs e Estágios. Na pesquisa e na extensão, desenvolve estudos e projetos relacionados às áreas de educação e gestão. Defende uma gestão com os seguintes princípios: planejamento institucional; gestão transparente, democrática e participativa; eficiência gerencial; foco no interesse institucional; qualificação e valorização dos servidores; e fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.
Slogan de campanha: Experiência para fazer e confiança para continuar”
Acesse no link a seguir o Plano de Ação da candidata: http://tinyurl.com.br/68j
Acesse no link a seguir o Currículo Lattes da candidata: http://lattes.cnpq.br/1090957922788502

O terceiro candidato é o professor da área de Geografia Ornildo Roberto de Souza. Ornildo possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Nordeste (1987) e é especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC (1999). É professor do Instituto Federal de Roraima e exerce o cargo de diretor-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter). Participa como conselheiro nacional de entidade na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Com mais de 30 anos de docência, afirma estar preparado para enfrentar mais um grande desafio em sua vida profissional e, junto com os demais companheiros de trabalho, buscar vencer as atuais circunstâncias adversas em prol de uma educação de qualidade na Rede.
Slogan de campanha: “Juntos somos mais fortes, juntos nós podemos, juntos venceremos!”
Acesse no link a seguir o Plano de Ação do candidato: http://tinyurl.com.br/68k
Acesse no link a seguir o Currículo Lattes do candidato:  http://lattes.cnpq.br/8698473684072611 

O quarto candidato é o professor da área de Educação Física Moacir Augusto de Souza. Moacir possui Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1988), Especialização em Ciência Morfológicas pela Universidade Federal de Roraima, Especialização em Comércio Exterior pela Universidade Católica de Brasília e Mestrado em Educação Superior pela Universidad de Matanzas (2000). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física do IFRR (Gepef/IFRR) e delegado regional da Federação Internacional de Educação Física para o Estado de Roraima (Fiep/RR). Ocupou o cargo de coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física até se afastar para concorrer ao pleito.
Slogan de campanha: “Com você somos mais fortes!”
Acesse no link a seguir o Plano de Ação do candidato: http://tinyurl.com.br/68l
Acesse no link a seguir o Currículo Lattes do candidato: http://lattes.cnpq.br/9197794801495155
Aptos a votar – A relação preliminar dos que estão aptos a votar já foi publicada pela Comissão Eleitoral. No CBV, são 139 docentes, 116 técnicos e 2.041 alunos regularmente matriculados.
Localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 2496, Bairro Pricumã, o CBV é o maior campus do IFRR em número de servidores e alunos. Como a unidade mais antiga da instituição, abrigou em suas instalações a antiga Escola Técnica Federal de Roraima (ETFRR), o antigo Centro Federal de Educação e Tecnologia (Cefet) e, mais recentemente, com a transformação em Instituto Federal de Roraima, passou a sediar o CBV.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
13/8/2020