Equipe do Inep-MEC faz avaliação do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental

por Virginia publicado 04/10/2016 15h30, última modificação 04/10/2016 15h30
Na manhã desta segunda-feira, dia 3, na sala de reuniões do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR), a equipe gestora da unidade.

Na manhã desta segunda-feira, dia 3, na sala de reuniões do Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR), a equipe gestora da unidade, representada pela diretora-geral, professora Joseane de Souza Cortez, pela diretora de Administração e Planejamento, Tatiane Cristina de Jesus, pelo diretor de Extensão, professor Ananias Noronha Filho, pelo diretor de Ensino, professor Ilzo Costa Pessoa, pela diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, professora Adeline Araújo Carneiro Farias, pela diretora de Graduação, professora Cristiane Pereira de Oliveira e pela coordenadora do curso de Saneamento Ambiental, professora Cintiara Souza Maia, recebeu os avaliadores do Inep-MEC para iniciarem o processo de avaliação do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental.

A equipe de avaliadores é composta pelos professores Juliano Prim, da Universidade da Região de Joinville/Colégio da Univelle, de São Bento do Sul, e Jorge Gomes do Cravo Barros, da Universidade de Brasília (UnB). De acordo com Barros, o objetivo principal da avaliação é fazer uma fotografia institucional. “Não estamos aqui para emitir juízos de valor nem para fazer críticas, mas sim para coletar dados e emitir parecer posterior, consistente e devidamente fundamentado”, explicou, destacando também a publicação do projeto Pedagógico (PPC) do curso no Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior, a base de dados oficial e única de informações relativas às Instituições de Educação Superior (IES) e aos cursos de graduação do Sistema Federal de Ensino, como um diferencial do IFRR que ajudou na análise prévia de informações importantes, uma vez que a maioria das IES não tem disponibilizado o documento.

O reitor pro tempore do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, também participou da reunião e fez uma breve explanação sobre a estrutura institucional, além de relatar as ações desenvolvidas nos últimos anos com vistas ao desenvolvimento do ensino superior.

Para a professora Joseane Cortez, a visita dos avaliadores é, sobretudo, um momento de aprendizado para a gestão do CBVC. “Nosso intuito é aprender e seguir as orientações para que possamos caminhar no sentido de garantir uma maior qualidade do curso, uma vez que somos uma instituição nova, ainda em ascensão, e visamos sempre à excelência”, disse.

Equipe de avaliadores – O professor Juliano Prim é mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (2005), graduado em Informática pela Universidade da Região de Joinville (2002) e técnico em Processamento de Dados pelo Senac (1998). Atualmente é professor do ensino superior da Universidade da Região de Joinville/ Univille nos cursos de Engenharia Elétrica, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão Comercial. Além disso, é avaliador do Ministério da Educação em cursos de graduação nas áreas de Gestão, Tecnologia e Computação.

Jorge Barros é graduado em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1964), diplomado em Estudos Superiores pela Universidade de Strasbourg, na França (1968), doutor em Ciências em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e pós-doutor em Geologia pela University of St. Andrews-Escócia (1985). Tem experiência acadêmica e profissional em Geociências, com ênfase em Hidrogeologia e Geologia Ambiental. Atualmente é professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB).

Cronograma da visita – A visita de avaliação continua até quarta-feira, dia 5, quando os avaliadores seguem colhendo informações, analisando documentos, visitando as dependências do CBVC, preenchendo formulários eletrônicos e realizando reuniões internas. Ainda na quarta-feira, a comissão deve dar o retorno à equipe gestora dos resultados prévios da avaliação.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boia Vista Centro