Encontro Pedagógico do Campus Boa Vista Centro discute a permanência no ensino

por Marcos Ferreira Sá publicado 04/02/2016 21h35, última modificação 04/02/2016 21h53
Encontro Pedagógico do Campus Boa Vista Centro discute a permanência no ensino

Abertura Encontro Pedagógico 2016.1

Na quarta-feira (03), teve início o Encontro Pedagógico 2016.1 do Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista Centro (IFRR/CBVC), no qual estão sendo abordados o acesso, a permanência e o êxito do ensino da unidade. Participam do evento docentes e técnicos que compõem as equipes pedagógicas tanto do ensino técnico quanto do superior, além da pós-graduação.

Foto plateia

A programação, que ocorre no auditório do CBVC, iniciou-se com a discussão do tema A Questão Administrativa e a Inter-relação Pedagógica, seguida de um diálogo entre o Campus Boa Vista Centro e a Reitoria, do qual participaram o diretor-geral da unidade, Milton José Piovesan, e o reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho.

Ainda na quarta-feira (3), os participantes puderam ouvir explanações sobre a Ouvidoria da instituição e dialogar acerca do tema Políticas e Programas de Extensão, com o pró-reitor de Extensão, Edvaldo Pereira. A programação foi finalizada com a discussão dos temas Estágio Supervisionado: implicações no ensino e Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva, que contou com a presença da pró-reitora de Ensino em exercício, Maria Eliana dos Santos.

Nesta quinta-feira (04), a programação continua. Pela manhã, houve o diálogo sobre Aplicação das Políticas Públicas em Educação, com a presença dos diretores das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão do CBVC. Na oportunidade, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Jaci Lima, falou a respeito da responsabilidade do IFRR em apoiar o desenvolvimento local por meio de ações como a pesquisa aplicada. “O momento é importante para dirimir dúvidas e informar aos participantes os pormenores dos programas destinados à pesquisa, de modo a incentivar ainda mais nossa comunidade acadêmica para essa prática”, frisou.

No decorrer do dia, os participantes ainda discutem os temas Permanência e Êxito no Ensino: discussões e reflexões no CBVC e Orientações Pedagógicas: planos de ensino, organização de projetos, reuniões pedagógicas por área, cursos e colegiados e plano de trabalho. Também haverá, a partir das 15h30, reunião de planejamento das coordenações, a qual finalizará as atividades.

Na sexta-feira (05), a programação será voltada às reuniões de planejamento e de atendimento aos docentes, que ocorrem das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas, também no auditório do Campus Boa Vista Centro.

Por: Laura Veras

CCS/Campus Boa Vista Centro