CURSOS FIC – Egressos e docentes são convidados a publicar trabalhos de conclusão de curso

por Virginia publicado 25/03/2021 19h52, última modificação 25/03/2021 19h52
Os artigos originados dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) serão publicados em formato eletrônico (e-book). A publicação também é destinada aos docentes orientadores dos TCCs.

Egressos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e do Curso de Aperfeiçoamento Superior de Polícia (CSP), ambos de formação inicial e continuada (FIC), ofertados pelo Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) podem participar da chamada de artigos para publicação de livro em formato eletrônico, conforme o Edital 1/2021/DIREX/DG-CBV/IFRR.

Os artigos originados dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) serão publicados em formato eletrônico (e-book). A publicação também é destinada aos docentes orientadores dos TCCs.  

Já as inscrições ocorrem no período de 1.° a 30 de abril, conforme as normas do edital de chamada dos artigos, disponível no link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/chamada-de-artigos-para-publicacao-de-livro-em-formato-eletronico/edital-01-2021-direx-dg-cbv-ifrr/view

Os cursos – Ambos os cursos FIC foram realizados de agosto a dezembro de 2020, na modalidade de Educação a Distância (EAD), com o objetivo de aperfeiçoar os policiais militares de Roraima, para o melhor atendimento das ações de segurança pública no estado, no que tange aos fatores de risco que comprometem a ordem pública, assegurando, assim, a formação de servidores mais capacitados para gerir a segurança da população.

As turmas formadas nos respectivos cursos eram constituídas de capitães e majores dos quadros da PMRR (combatente, complementar, saúde e músico), sendo o CAO composto por 59 capitães, e o CSP por 30 majores. Ao todo, foram apresentados 50 TCCs, sendo 17 no CSP e 33 no CAO.

Para a diretora de Extensão, Programas Especiais e Ações Inclusivas do Campus Boa Vista (Direx/CBV), professora Marilda Vinhote Bentes, diante da quantidade de trabalhos apresentados, foi avaliado que seria mais adequado o formato eletrônico, a partir de um edital de seleção. “Os artigos comporão uma publicação técnica voltada para profissionais que atuam no campo da educação e/ou segurança pública, a ser disponibilizada no formato digital, de forma gratuita, no site do IFRR”, disse.

Marilda acrescenta que a publicação dará continuação às políticas institucionais de fomento à publicação científica, com vistas à promoção da produção e da divulgação do conhecimento científico no âmbito educacional e, mais especificamente, no campo da segurança pública. “Esta obra tem por objetivo produzir um conjunto de reflexões acerca da prática dos profissionais nesses contextos, diante de problemas reais nas organizações militares, com vistas a permitir, a partir de seus estudos, análises de demandas, de necessidades, entre outras, relacionadas à educação militar, à avaliação e ao diagnóstico das práticas desempenhadas, ao planejamento, à intervenção e à comunicação, bem como propor possíveis soluções e melhorias nessas áreas estratégicas”, finalizou.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
25/3/21