Campus Boa Vista Centro outorga grau a 51 graduandos

por Virginia publicado 21/03/2016 21h45, última modificação 30/03/2016 13h26
A solenidade ocorreu no último dia 17, quinta-feira, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), e, na ocasião, colaram grau alunos que concluíram a formação superior no semestre 2015.2

Em solenidade ocorrida no último dia 17, quinta-feira, no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), o Campus Boa Vista Centro outorgou grau a 51 graduandos dos Cursos Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (13), Tecnologia em Gestão de Turismo (3), Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica (20), Licenciatura em Ciências Biológicas (9) e Licenciatura em Educação Física (6), todos referentes ao semestre 2015.2. A solenidade reuniu, além dos graduandos, familiares, amigos, gestores do IFRR e professores homenageados.

Para o professor Milton José Piovesan, diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, os momentos das outorgas são sempre muito importantes, pois fecham um ciclo não só na vida acadêmica dos graduandos, mas também na trajetória do IFRR, que consolida, a cada formatura, uma etapa da missão institucional. “Vocês cumpriram suas metas, e nós a missão institucional, que é entregá-los formados à sociedade. Nestes últimos anos, não conseguimos avançar em relação às obras, mas no ensino evoluímos bastante, ao investirmos em programas de pesquisa, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict), e na estrutura logística, com a aquisição de equipamentos para os laboratórios de espanhol e informática, sem contar a estrutura disponível para o Curso de Educação Física, com tudo o que há de mais moderno para a prática de esportes. Portanto, temos a satisfação de inserir no mercado de trabalho profissionais plenamente qualificados”, destacou Piovesan.

Já o reitor do IFRR, professor Ademar de Araújo Filho, ressaltou que um dos diferenciais dos institutos federais é, além da formação de tecnólogos, a formação de professores. “A formação de professores é uma de nossas demandas mais recentes e prontamente atendidas, uma vez que cerca de 100% dos professores aqui formados são imediatamente inseridos no mercado de trabalho, seja no setor público, como governo e a prefeitura, seja na iniciativa privada”, disse.

Aos professores homenageados, muitos foram os agradecimentos: “Agradecemos a vocês  todos os momentos de ensino, pois saciaram nossa sede de aprendizagem, despertaram e instigaram nosso instinto de pesquisadores. A gratidão é enorme por termos tido a oportunidade de desfrutar suas experiências, suas histórias; por nos acolherem em suas vidas; por nos fazerem sentir especiais e capazes de ultrapassar os obstáculos que a vida acadêmica nos apresentou”, disse emocionado o orador do Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica, Klayton Oliveira.

Os outros oradores, em seus discursos, destacaram as experiências vivenciadas, os conhecimentos adquiridos, as amizades estabelecidas, as dificuldades enfrentadas, mas sobretudo a felicidade por estar concluindo o curso superior, traduzida no resumo de momentos únicos, importantes, inesquecíveis, a exemplo do graduando em Educação Física Pedro Paracat. “Foram quatro anos de momentos em que pudemos aprender sobre a profissão, vislumbrar a vida adulta, aquela em que a gente trabalha para pagar as contas todos os dias. Foram quatro anos de troca de experiências,  de festas, de diversão, de provas, de estresse, de estágios, de conhecimento, de elevadores balançando, de discussões, muitas discussões, e de fraternidade", disse o formando.

A previsão é que, no mês de setembro, seja realizada mais uma outorga de grau do IFRR/Campus Boa Vista Centro, desta vez referente ao semestre 2016.1.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista Centro