Atletas de karatê representam o Campus Boa Vista em campeonato virtual

por Virginia publicado 03/06/2020 19h54, última modificação 03/06/2020 19h54
O campeonato consistiu no envio de vídeos, pelo WhatsApp, com os atletas realizando kata de livre escolha e na atribuição de nota pela equipe de arbitragem.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) teve representação no Campeonato Universitário de Kata Virtual da Região Norte, ocorrido no último sábado, 30, com a participação dos atletas Jamerson Lima Menezes, do curso de Licenciatura em Educação Física, e Ana Catarina Ferreira Lima, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads), que também é servidora da instituição e integrante do projeto de extensão Karatê-Do. Ambos alcançaram importantes resultados.

Realizado pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) em conjunto com a Federação Roraimense de karatê (FRK), com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), o campeonato consistiu no envio de vídeos, pelo WhatsApp, com os atletas realizando kata de livre escolha e na atribuição de nota pela equipe de arbitragem.

“É sempre muito gratificante ver nossos alunos representando o IFRR, pois demonstra o envolvimento da comunidade acadêmica nos eventos esportivos. Não há como negar que as atividades esportivas no CBV são bastante significativas e contam com a participação ativa de alunos-atletas dos cursos técnicos e superiores. Prova disso foi a participação desses dois acadêmicos nesse campeonato virtual, destacando-se numa modalidade que ganhou espaço nos últimos anos, no âmbito institucional, por meio do projeto social Karatê-Do, que, entre os anos 2018 e 2019, passou a funcionar também com recurso do edital do Vepema. Assim, conseguimos ampliar o quantitativo de alunos, envolvendo tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa. No mais, o CBV agradece aos envolvidos no evento, Fuer e FRK, pois foi uma forma não apenas de valorizar a arte do karatê, mas também de reconhecer e incentivar os atletas a não desistir e continuar seus treinos”, explicou a diretora de Extensão do CBV e coordenadora do projeto Karatê-Do, professora Marilda Vinhote Bentes.

Quem também acompanhou de perto a competição foi a instrutora do projeto social Karatê-Do, estilo Shotokan, Thannara Útana, que é faixa roxa 2.° Kyu. “Fico extremamente feliz com a vitória dos alunos-atletas do CBV que participaram do campeonato virtual de kata, em especial com nossa aluna do projeto karatê-Do Ana Catarina, que sempre foi bastante dedicada nos treinos. Nessa competição, demonstrou essa dedicação, ainda mais neste momento tão difícil de isolamento social, em que ficamos limitados em relação ao nosso preparo físico. Ela treinou, se dedicou e conquistou o 3.° lugar. Gostaria de parabenizar a Fuer e a FRK pela iniciativa, pois essa competição trouxe ânimo e incentivo para técnicos e atletas que estão ansiosos em casa esperando para retornar aos treinos. Ressalto ainda o apoio incondicional do CBV aos nossos alunos em todas as competições. Em especial, gostaria de agradecer à diretora de Extensão e coordenadora do projeto Karatê-Do, professora Marilda, que sempre está presente, nos acompanhando em todas as competições e eventos de que participamos”, relatou.

Retorno do projeto – A previsão é que, a partir da segunda quinzena de junho, sejam retomadas as aulas, de forma on-line, para a turma a partir de 7 anos. “Todo o direcionamento de como ocorrerão as aulas será dado via telefone ou WhatsApp. Com isso, a equipe do projeto continuará contribuindo com os cuidados relacionados à saúde física e emocional dos atletas”, explicou Marilda.

Veja a classificação dos atletas na competição:

Jamerson Lima Menezes

Curso: Licenciatura em Educação Física

Academia: Ichi Bam Dojo

Estilo: Goju Ryu

Categoria: Master

Faixa: Preta

Colocação: 1.° Lugar

Ana Catarina Ferreira Lima

Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads)

Academia: Projeto Karatê-Do/CBV/IFRR

Estilo: Shotokan