IFRR conclui qualificações dos projetos da primeira turma do ProfEPT

por Sofia Lampert publicado 16/12/2020 15h50, última modificação 16/12/2020 15h57
No total, foram realizadas 18 defesas, sendo que o ciclo das arguições se iniciou no fim de setembro. Por conta da pandemia, todas as apresentações ocorreram de forma virtual

Nesta segunda-feira,14, houve o encerramento das defesas de qualificação deste semestre da primeira turma do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR). No total, foram realizadas 18 defesas, sendo que o ciclo das arguições se iniciou no fim de setembro. Por conta da pandemia, todas as apresentações ocorreram de forma virtual.

Nessa etapa da qualificação, os mestrandos apresentam seus projetos, com previsão de desenvolvimento de produtos educacionais, para as bancas avaliadoras –  compostas por professores doutores internos do programa e  externos, inclusive de outras instituições de ensino superior. A linha de pesquisa adotada na instituição é a de práticas pedagógicas, focada no desenvolvimento de produtos para a melhoria do ensino-aprendizagem.

A coordenadora do ProfEPT no IFRR, professora Danieli Lazarini de Barros, enfatizou a relevância dos temas das propostas para as qualificações. “Os trabalhos qualificados contribuem para a melhoria da educação pública em nosso estado, pois os discentes  realizam análises críticas da problemática educacional brasileira e da realidade institucional e atuam na transformação destas. Produzem conhecimento e elaboram novos métodos, experiências curriculares, práticas educativas e materiais de ensino. Os trabalhos qualificados são de excelente qualidade e ajudam a cumprir os objetivos do ProfEPT”, explicou.

Danieli informou que, apesar de o programa de pós-graduação estar na primeira turma, já existe produção científica em curso e que em breve será socializada por meio de e-book, em fase de elaboração. Explicou que a publicação vai ser composta por artigos produzidos por alunos e professores, alguns tratando dos produtos educacionais em construção; outros, de temas educacionais relevantes.

Realização da defesa de qualificação da discente do ProfEPT Marilene Portela. A banca foi composta pelas professoras doutoras Maristela Matos, Raimunda Rodrigues e Joelma Fernandes. 

Ao falar sobre a satisfação do IFRR em ofertar o curso de mestrado da Rede Federal, a reitora pro tempore do instituto, Sandra Mara Botelho, destacou as vantagens obtidas com o credenciamento para a oferta da qualificação. “Após o cumprimento de todas as etapas do edital para ser credenciado como polo ofertante de mestrado da Rede Federal em 2018, o IFRR eleva o nível na oferta de cursos de pós-graduação, oportunizando a qualificação de seus servidores e também da comunidade externa, na medida em que oferta 50% do total de vagas à ampla concorrência”, afirmou.

A gestora lembrou a confiança depositada no ProfEPT ofertado no IFRR no primeiro processo seletivo de que participou. “De acordo com a coordenação local, o nosso polo foi o segundo mais concorrido da Rede em  candidatos inscritos na seleção de 2019, demonstrando que há uma demanda de profissionais que necessitam de qualificação na Região Norte”, contou.

 

Sobre  o último dia de qualificação dos projetos

 A mestranda Marilene Portela, professora da educação básica da rede municipal de Boa Vista, fez a defesa do projeto “Práticas Andragógicas: possibilidades de implementação na prática de professores do Proeja/FIC do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste”, orientado pela professora doutora Maristela Bortolon de Matos. Encerrada a exposição, a aluna comentou a conquista. “Sei que para todos foi um ano bem atípico. Para mim, foi o mais difícil da minha vida, sem dúvida. Problemas pessoais e de saúde foram o carro-chefe das dificuldades. Enfim, estamos conseguindo, caminhando rumo ao nosso objetivo de nos tornar mestres”, contou.

 Mais duas alunas defenderam seus trabalhos. Uma foi a enfermeira Natália Lima, servidora do IFRR e da Secretária de Saúde de Roraima, que atua no Campus Boa Vista e no Hospital Geral de Roraima (HGR). A outra foi Sofia Lampert, relações públicas do instituto, lotada na Reitoria. Ambas estão propondo um curso on-line, nas respectivas áreas de atuação profissional, para algumas turmas do Campus Boa Vista e contam com a orientação do professor doutor Marcos André Fernandes Spósito.

Realização da defesa de qualificação da discente do ProfEPT Natalia Lima. A banca foi composta pelos professores doutores Marcos Spósito, Márcia Brazão e Saula Oliveira.

Como forma de incentivo, depois das apresentações, Spósito lembrou aos estudantes de toda a turma a necessidade de continuação dos trabalhos e o impacto das propostas de produtos educacionais. “Para o êxito ser completo, será necessário muito trabalho, foco e determinação. O caminho é árduo, mas recompensador, uma vez que toda a sociedade será beneficiada, tanto com a produção acadêmica do programa quanto com a melhoria da qualificação dos profissionais, incluindo técnicos administrativos do IFRR que são alunos do ProfEPT”, declarou.

 

Como fazer parte do ProfEPT no IFRR

 O ProfEPT tem como objetivo qualificar servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o público em geral, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de novos produtos educacionais. Aqui em Roraima, o mestrado do ProfEPT começou a ser ofertado no ano passado, abrindo 22 vagas, sendo metade para servidores e metade para a comunidade em geral.

Neste ano, estava prevista para maio a aplicação do seletivo, realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). No entanto, por conta da pandemia, o calendário foi suspenso e está sendo analisado pela coordenação nacional, no Instituto Federal do Espírito Santo.

A coordenadora do processo seletivo no IFRR, Márcia Brazão e Silva Brandão, disse que mensalmente a instituição emite notas técnicas explicando a necessidade do calendário do seletivo. Esclareceu que a prova ocorre nacionalmente e exige o calendário e a organização de todas as instituições associadas.

O comunicado mais atualizado sobre o calendário do seletivo pode ser acessado aqui. Além disso, o candidato deve manter os dados cadastrais atualizados na página de acompanhamento acessando o link a seguir: https://profept.selecao.net.br/.

Para obter outras informações sobre o ProfEPT no IFRR, o interessado deve acessar o portal institucional na página https://www.ifrr.edu.br/profept ou enviar suas dúvidas para o e-mail profept@ifrr.edu.br.

 

Sofia Lampert
Fotos: aula presencial (Marcos Sá); bancas (arquivos pessoais)
Ascom/Reitoria
16/12/2020
registrado em: ProfEPT