Nossa História...

O CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste) teve a implantação iniciada, por meio da autorização publicada no DOU (Diário Oficial da União) número 1.286, de 23 de outubro de 2012. A nova unidade de ensino do IFRR foi implantada com o objetivo de estabelecer condições necessárias e suficientes para oportunizar a comunidade dessa região cursos de formação profissional e atividades de promoção da cidadania, visando combater as desigualdades sociais e contribuir para a inserção do trabalhador no processo produtivo e no contexto sociocultural.

Assim, no ano seguinte, o IFRR, objetivando garantir o atendimento dos interesses da comunidade na qual foi sendo implantado o CBVZO, fazendo com que a comunidade identifique-se com a Instituição, efetivou parceria com o Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria de Educação, para disponibilização de espaço para funcionalidade do campus na Escola Estadual Elza Breves de Carvalho, no bairro Senador Hélio Campos, em Boa Vista, até a conclusão da sede da unidade.

Nesse contexto, o IFRR atendeu às demandas do Governo Federal com o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criado pela Lei 12.51/11, que tem como finalidade ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

E em 2013, o CBVZO iniciou os trabalhos, com cursos de Eletricista Predial de Baixa Tensão, Desenhista da Construção Civil e Recepcionista de Eventos (Pronatec/Bolsa-Formação), e os cursos de Reciclador e Manipulador de Alimentos (Pronatec/Mulheres Mil). Para isso, as matrículas foram efetivadas junto ao Campus Boa Vista, pois tiveram início em data anterior à Portaria de funcionamento do Campus Boa Vista Zona Oeste.

Além disso, o CBVZO iniciou o processo para a seleção de candidatos ao curso de Especialização em Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), na modalidade a Distância.

Já no primeiro semestre de 2014 foram executados os seguintes cursos: Manicure e Pedicure e Reciclador (ambos Pronatec/Mulheres Mil); Assistente de Vendas e Horticultor Orgânico (ambos Pronatec/Bolsa-Formação). No município de Iracema, também foi ofertado, por meio do Pronatec/ Mulheres Mil, o curso de Auxiliar de Cozinha.

Outra ação desenvolvida pelo CBVZO, no início do funcionamento, na escola Elza Brevez, foi o Projeto Eureka. Trata-se de um curso preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado a distância, voltado para aqueles que não tinham condição de pagar um cursinho para concorrer ao ENEM em igualdade de condições.

Ainda em 2014, no mês de outubro, foi inaugurado o primeiro curso técnico do campus na modalidade de Ensino Subsequente, iniciando com Serviços Públicos. O curso foi implantado levando em conta a demanda levantada no mercado de trabalho. Depois deste curso, o campus ganhou o Técnico Subsequente em Comércio, em março de 2015, também levando em conta da demanda da época.

 

Um novo passo foi dado, no ano de 2016, quando o CBVZO abriu a modalidade de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, também com os cursos de Serviços Públicos e Comércio. Até o ano de 2017, os estudantes desta unidade eram atendidos por meio da parceria com o Governo do Estado, na escola Elza Breves, no entanto, por questões estruturais, eles passaram a ter aulas no CBV (Campus Boa Vista), primeira unidade de ensino do IFRR, localizada no bairro Pricumã, onde passaram a dividir espaço com os alunos deste campus, contando com a disponibilização de transporte e auxilio-transporte para isso.

Somente em fevereiro de 2018, foi possível com que além de alunos, professores e técnicos, que estavam atuando divididos em outras unidades do IFRR, como o CBV e a Reitoria, pudessem passar a conviver em um único local. Por uma decisão emergencial da gestão do unidade de ensino, que buscava melhor acomodar a todos, estudantes e servidores foram transferidos para a sede, que estava com a primeira etapa da obra em fase de finalização, mas já apresentava condições de uso.

Em 2018, o CBVZO já contava com 360 estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio em Serviços Públicos e Comércio. A estimativa para 2019 é que esse número ultrapasse os 400. Além disso, a previsão é que o campus oferte o primeiro curso superior em 2019, na área de gestão pública, conforme a consulta de demanda realizada junto à comunidade. Para atender a esse público, a unidade do IFRR conta atualmente com 67 servidores, sendo 33 professores e 34 técnicos.

A construção das demais etapas do campus segue, devendo atender a um projeto que comporta 18 mil metros quadrados, distribuídos em dois grandes blocos compostos por ginásio poliesportivo, biblioteca, restaurante, salas das coordenações de ensino e de cursos, além de auditório com capacidade para 150 pessoas.

Conforme o projeto, o CBVZO deverá atender, assim que a estrutura for concluída, cerca de 1.200 estudantes da zona oeste da cidade, sobretudo os do Bairro Laura Moreira, onde o campus está instalado, além dos adjacentes, como o Conjunto Cidadão, o Senador Hélio Campos, o Silvio Leite, o Sílvio Botelho, o Nova Cidade, o Santa Luzia, o Alvorada, o Equatorial   e o Nova Canaã.

Diretores do CBVZO

Maria Aparecida Alves de Medeiros - Atual Gestora 

Nosso Estrutura Organizacional