Projeto de Bem com a Vida encerra ciclo das ações de 2019 tratando de aposentadoria

por Sofia Lampert publicado 13/12/2019 20h30, última modificação 13/12/2019 21h58
O Projeto de Bem com a Vida, executado, em todas as unidades da instituição, desde setembro, abordou sete temáticas no decorrer do ano

Nesta sexta-feira, 13, servidores da Reitoria e do Campus Avançado Bonfim (CAB) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) participaram da última ação deste ano do Projeto de Bem com a Vida, executado, em todas as unidades da instituição, desde setembro, com a abordagem de sete temáticas no decorrer desse período. Com explanação feita pelo coordenador de Averbação, Aposentadoria e Pensão da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Alberci Sarmento, essa última etapa tratou do tema aposentadoria, diferenciando as antigas e as novas regras da previdência para servidores públicos federais.

Entre os principais pontos discutidos estão as alíquotas de contribuição, os pedágios, as regras para a aposentadoria e as dúvidas gerais. Conforme uma das idealizadoras do projeto, a assistente social Tatiana Sodré, as mudanças na legislação previdenciária, advindas da recente reforma aprovada no Senado, tornam o tema pertinente. “É importante o servidor conhecer as novas regras da previdência, para se planejar, pensar em investimentos, preparar-se para o futuro”, disse.

Além da palestra ministrada por Sarmento, o evento contou com uma breve atividade física e uma autoavaliação sobre os diversos aspectos pessoais, apontando a importância do planejamento em curto, médio e longo prazo.

O encontro contou também com a presença da reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho. Ela parabenizou o trabalho feito pela equipe que coordena o projeto, destacando que o estímulo à qualidade de vida no trabalho contribui para melhorar os serviços prestados à comunidade. “A gente, estando de bem com a vida, fica de bem com o outro! Nós nos preocupamos com os nossos servidores e, claro, com nossos estudantes também, que são a razão da nossa existência”, declarou.

A coordenadora de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social, Elioenai Fonseca, relatou que a Política de Atenção ao Servidor do IFRR está se tornando modelo para a Rede Federal e para outras organizações públicas. “Recentemente, recebemos um convite do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para ministrar uma palestra lá sobre o trabalho que desenvolvemos aqui. Quem vai nos representar é a Tatiana, que conhece bem o projeto e das demais ações do nosso setor. Parecem ações pequenas, mas contribuem para a qualidade de vida do servidor”, disse.

A diretora de Gestão de Pessoas, Jadinéa Leite, enfatizou o empenho, a criatividade e a colaboração da equipe para realização das atividades, apesar dos recursos escassos. Ela disse que isso é sempre tema do encontro de Formação de Gestores Públicos (Forgep) e que a instituição se destaca pelos programas desenvolvidos, incluindo o projeto. Além dos gestores presentes, alguns servidores trocarem ideias sobre a importância do projeto, o tema abordado, a necessidade de planejamento financeiro, entre outros assuntos.

No ano que vem, conforme a equipe da Gestão de Pessoas, pretende-se realizar palestras aos novos servidores sobre os temas abordados nesta edição. Além disso, planeja-se tratar de questões sobre nutrição, pensar em ações que possam agregar a família e realizar um projeto de educação financeira. Quem tiver outras sugestões ou dúvidas pode encaminhá-las por meio do Suap, na aba “Abrir Chamado”, no item “Gestão de Pessoas”, por e-mail, por telefone ou pessoalmente, no setor de gestão de pessoas da respectiva unidade.

PROJETO – O projeto de De Bem Com a Vida é uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social (CQVSS), com apoio da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissp). O objetivo geral da proposta é contribuir para a saúde e o bem-estar dos servidores ativos e aposentados do IFRR.

Sofia Lampert
Ascom / Reitoria