Projetos e ações de extensão em discussão com docentes e estudantes

por Rebeca publicado 22/02/2019 21h35, última modificação 25/02/2019 11h24
A Coordenação de Extensão do Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB-IFRR), localizado no nordeste de Roraima, realizou dois eventos envolvendo estudantes e professores

A Coordenação de Extensão do Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB-IFRR), localizado no nordeste de Roraima, realizou, durante esta semana, dois eventos envolvendo estudantes e professores. As abordagens estiveram voltadas às ações e aos projetos de extensão.

O primeiro foi uma oficina de elaboração de projetos do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex), realizada dia 19 de fevereiro. Voltada aos estudantes da unidade, a oficina foi ministrada pelo professor da unidade Amarildo Ferreira.

E o segundo, ocorrido nesta quinta-feira, 21, foi o primeiro Encontro da Extensão do CAB, com a participação de técnicos e docentes discutindo ações de 2019 no âmbito da extensão do campus. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ministrou uma palestra.

Conforme a coordenadora de Extensão da unidade, Jullyandry Coutinho Viana dos Santos, a antropóloga Larissa Maria de Almeida Guimarães, do Iphan, palestrou sobre o tema “Patrimônio cultural e políticas de preservação”. “Vendo a Resolução 386, essa é uma das linhas oferecidas pela extensão. Por isso que o Iphan veio abordar esse tema, mostrar o que é trabalhado no instituto e de que maneira os professores poderiam agregar essa temática, tendo o Iphan como referência”, explicou Jullyandry.

Já sobre a oficina de elaboração de projetos, a coordenadora comentou que, pelo fato de os alunos terem ingressado neste semestre, a intenção foi repassar os fundamentos de um bom projeto, desde a etapa de concepção até a submissão em editais de fomento à extensão.

Segundo ela, a participação dos discentes foi muito boa. “Nossa intenção foi proporcionar a esses alunos do primeiro módulo conhecimentos sobre o Pbaex e levá-los a pensar em projetos que poderiam ser desenvolvidos na comunidade”, completou.

O Pbaex do IFRR está com inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro e oferta 50 bolsas para estudantes dos cursos presenciais de nível técnico e de graduação do instituto. O valor da bolsa é de R$ 400 mensais, cada uma, com duração de seis meses.

Rebeca Lopes
Ascom/Reitoria