II Encontro de Permanência e Êxito do IFRR será realizado na próxima semana

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 13/11/2019 19h55, última modificação 13/11/2019 20h37

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) realiza, no dia 18, no auditório do Campus Boa Vista (CBV), o II Encontro de Permanência e Êxito dos estudantes da instituição.  Durante o evento, também se reunirá o Grupo de Trabalho de Assistência Estudantil. Servidores podem participar do debate fazendo sua inscrição pelo link https://www.even3.com.br/permanenciaeexito. As inscrições são gratuitas.

Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o encontro visa discutir questões relevantes para o desenvolvimento do processo educacional do IFRR, evasão e retenção de estudantes dos diferentes níveis e modalidades de ensino oferecidos pela instituição.

Programação – O evento começa às 8 horas e, após a abertura, os participantes ouvirão a palestra “Dos estudos da evasão para os da permanência e do êxito”, que será proferida pelo professor convidado, Carlos Arthur de Carvalho Arêas. O docente atua no Instituto Federal Fluminense e responde pela Pró-Reitoria de Ensino daquela instituição.  Ainda pela manhã, ocorrerá a avaliação dos planos de permanência e êxito dos campi do IFRR.

No turno vespertino, a partir das 14 horas, ocorrem oficinas e reuniões. Das 14h às 16h, o professor Carlos Arthur ministrará a oficina “Cursos técnicos organizados por itinerários formativos”. A capacitação será realizada no auditório do campus. No mesmo horário, no bloco 5, na sala dos cursos de pós-graduação (número 605), o coordenador de Tecnologia e Suporte da Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead), Fábio Rodrigues, falará sobre as novidades do Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) do IFRR.

Também nesse horário, o Grupo de Trabalho de Assistência Estudantil reúne-se na sala de teleconferência, no piso superior da biblioteca do CBV, para discutir o Regulamento da Política de Assistência Estudantil reformulado, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Bolsa Permanência. Participam coordenadores dos setores de Assistência Estudantil, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, dentistas e médicos da instituição. Reúnem-se também os integrantes da comissão que trata das atribuições do setor de registros acadêmicos. A reunião ocorre na sala do Departamento de Ensino e Graduação (DEG).

Para encerrar o encontro, os psicólogos Calvino Camargo e Wagner Costa farão reflexões sobre a felicidade. A palestra tem como público-alvo os servidores do IFRR.

No dia 19, pela manhã, haverá reuniões específicas do Grupo de Trabalho da Assistente Estudantil para discutir o Edital Único da Assistência Estudantil 2020. A partir das 14 horas, os psicólogos se reúnem para discutir, entre outros assuntos, encaminhamentos para 2020, bem como participam de momento de formação.

Ascom/Reitoria
12/11/19