Ações promovem direitos dos povos indígenas à educação escolar

por Rebeca publicado 19/04/2018 11h15, última modificação 19/04/2018 11h23
A iniciativa beneficia professores de comunidades das etnias ingaricó, wai-wai, macuxi, taurepang, wapixana, entre outras

Por meio de ações como o Saberes Indígenas na Escola (SIE), que, no âmbito estadual, atende professores de comunidades das etnias ingaricó, wai-wai, macuxi, taurepang, wapixana, entre outras, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) expande a assistência a esses povos e garante tanto sua formação continuada quanto o fortalecimento e a preservação da cultura indígena.

A iniciativa é da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi-MEC) e, em Roraima, conta com uma rede coordenada pelo IFRR, da qual também fazem parte a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed).

Conforme explicou a coordenadora-geral da ação no estado e professora do IFRR, Roseli Bernardo, o SIE teve início há quatros anos com o objetivo de democratizar o acesso à formação continuada dos professores indígenas de Roraima, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica.

“Desde 2014, obtivemos êxito na formação continuada de 300 professores e na produção de materiais didáticos para o ensino de língua materna, considerando que um dos principais eixos da ação é o letramento e o numeramento, principalmente para aqueles grupos em que a língua está fragilizada em virtude do processo de contato e colonização”, contou Roseli.

Agora a ação dá mais um passo com a conclusão da editoração desses materiais. “Num primeiro momento, deverão ser entregues 800 exemplares para cada etnia. Depois disso, duas outras editorações vão ocorrer e, finalmente, daremos por encerrada essa etapa do Saberes Indígenas na Escola, que tanto tem contribuído não só para a formação continuada, como também para o reconhecimento desses grupos pela sociedade, nos âmbitos local e nacional”, concluiu a coordenadora-geral do programa.  

 

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Rebeca Lopes e Laura Veras 
Ascom/Reitoria 
19/4/2018
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