Ações do IFRR podem ser ampliadas no Município de Normandia

por Rebeca publicado 03/04/2019 18h05, última modificação 04/04/2019 08h37

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 3, com a reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, o diretor-geral do Campus Amajari, Sterfson Barros, e outros gestores, o prefeito de Normandia, Gute Brasil, se comprometeu em reformar e ceder um prédio para abrigar as atividades do instituto na sede do município.

Hoje o IFRR está presente em Normandia por meio de ações do Núcleo de Educação a Distância do Campus Amajari. Desde meados de 2018, está com turmas do curso subsequente Técnico em Agropecuária na sede de Normandia e nas Comunidades Raposa e Araçá da Serra. Em dezembro passado, concluiu os cursos subsequentes de Cooperativismo e de Informática.

Na reunião, agendada para discutir a viabilidade de um protocolo de cooperação entre as duas instituições, o prefeito Gute Brasil destacou a importância do trabalho que está sendo realizado pelo Campus Amajari naquela localidade e disse que a parceria é fundamental para o município.

Conforme ele, a intenção é garantir continuação da oferta de cursos. “A prefeitura irá entregar um prédio reformado para o instituto ampliar a oferta de cursos, levando esse conhecimento tão importante para o nosso município. O instituto, tendo uma base física, a gente tem certeza de que não vai haver uma solução de continuidade. É um projeto de transferência de conhecimento por meio da pesquisa, ensino e extensão”, disse.

Para a reitora, Sandra Mara, a oferta de um espaço para o instituto é bem-vinda. “Esse termo de cessão vem nos dar uma chancela para funcionarmos em um prédio que é deles, ou seja, é uma parceria muito boa, em que o instituto vai ajudar o município, mas também seremos ajudados na medida em que o prefeito tem a visão de que é por meio da educação que se pode transformar”, comentou.

Quanto ao protocolo de cooperação que ainda será elaborado, a reitora explicou que as demandas de Normandia ainda serão evidenciadas, como cursos de capacitação e de qualificação para servidores do município, e outros cursos que poderão advir de parcerias.

Articulador da reunião, o diretor-geral do CAM, Sterfson Barros, destacou que Normandia é o município que mais tem dado apoio para o Campus Amajari na realização das atividades. “O prefeito tem se colocado à disposição, tanto que vai reformar um prédio para que a gente possa ter um local tanto para as aulas práticas quanto para as teóricas”, frisou.

Rebeca Lopes
Fotos: Gildo Jr