IFRR inicia comemoração de aniversário com apresentação de novas ações institucionais

por Antonio Evaldo Soares publicado 04/06/2018 20h35, última modificação 07/06/2018 14h26
Campanhas de utilidade pública, novas tecnologias e exposição fotográfica “Conexões” estavam entre as novidades anunciadas

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, dia 4, a reitora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho, abriu oficialmente as comemorações de aniversário de 25 anos da instituição no estado, contados desde sua implantação como Escola Técnica Federal de Roraima, em 30 de junho de 1993, até hoje, e de 10 anos como instituto, a partir da sanção da Lei 11.892, em 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A reitora fez um agradecimento ao público presente e aproveitou para destacar a importância da comunidade acadêmica para a trajetória institucional. “São vocês, estudantes e servidores, que referendam o nome Instituto Federal de Roraima. Portanto, muito obrigada por acreditarem e fazerem o melhor possível pela nossa instituição, pela sociedade e pelo Estado de Roraima, sempre agregando humanismo e ética”, disse.

Dávila Letícia Gomes é concluinte do curso Técnico em Secretariado do Campus Boa Vista (CBV) e esteve presente na abertura. Ela contou que é gratificante estudar em um lugar que proporciona, graças a diferenciais como a estrutura física e a qualificação dos servidores, experiências únicas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e tecnologia. “Eu me sinto muito feliz porque eu sei que também estou contribuindo para que o IFRR seja reconhecido no estado”, disse.

Servidores e gestores do instituto, além de representantes de instituições parceiras e autoridades, prestigiaram o evento, que se iniciou com a apresentação da banda do Instituto Boa Vista de Música, seguida do anúncio de três campanhas de utilidade pública, as quais vão levar à comunidade acadêmica, ao longo deste ano, ações sobre o voto ético, a importância da doação de sangue e a preservação ambiental (IFRR Preserva).

O Campus Boa Vista (CBV) foi o primeiro atendido, com palestras sobre doação de sangue e medula óssea, uso racional da água e meio ambiente. As atividades continuaram no último domingo de maio, quando uma equipe do IFRR, formada por estudantes e servidores das três unidades da Capital, participou da 17ª edição do projeto Caer nos Rios.

As campanhas contam com a atuação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), do Hemocentro de Roraima (Hemoraima), da Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caerr) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), que disponibilizou mudas para entrega aos participantes da cerimônia. Na oportunidade, os representantes dessas instituições foram certificados por sua participação nas campanhas.

O destaque do dia foi a apresentação de duas novas tecnologias, uma desenvolvida pelo IFRR, com o título de “aditivo natural antioxidante a partir do extrato do fruto de tucumã para uso em biodiesel”, e outra em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), chamada “coletor de efluentes em profundidade”. Elas já tiveram seu pedido de patente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Para a reitora do instituto, Sandra Mara Botelho, e o reitor da universidade, Jefferson Fernandes do Nascimento, iniciativas como essas representam uma prestação de contas à sociedade e são prova de que os investimentos na educação dão retorno positivo para o País. “O coletor de efluentes em profundidade, por exemplo, vai possibilitar um trabalho mais eficiente na área da saúde”, explicou a reitora.

As apresentações das tecnologias marcaram o início da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei 2018), que integra a agenda de aniversário da instituição e que terá sua primeira palestra ainda nesta segunda-feira, dia 4, às 19 horas, no auditório do CBV, com o tema “Estratégias para impulsionar negócios digitais”. As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do site da Semei 2018 (semei.ifrr.edu.br).

A realização da exposição fotográfica itinerante “Conexões” foi outra ação anunciada. Ela começou na Reitoria nesta segunda-feira, dia 4, e irá percorrer as outras cinco unidades do instituto contando um pouco da história da instituição, desde sua criação como Escola Técnica Federal de Roraima, passando pelo Cefet-RR, até a atual estrutura, que atende mais de 4 mil estudantes, entre jovens e adultos, nas modalidades presencial e a distância, por meio dos Campi Boa Vista, Novo Paraíso, Amajari, Boa Vista Zona Oeste e Avançado Bonfim.

O IFRR terminou a cerimônia com uma homenagem ao ex-reitor pro tempore do IFRR Edvaldo Pereira, que esteve presente na abertura com o também ex-reitor Ademar de Araújo Filho. Os dois receberam um certificado como símbolo de agradecimento pelos serviços prestados.

Laura Veras
Fotos: Nenzinho Soares