Professor do CNP é aprovado em defesa de doutorado na UESB

por Edjane Matias publicado 10/03/2015 16h35, última modificação 10/03/2015 18h09

O professor Braulio Crisanto Carvalho da Cruz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Câmpus Novo Paraíso, foi aprovado, no dia 26 de fevereiro na defesa da tese de doutorado, aumentando assim o quadro de doutores do IFRR. O doutorado, na área de produção de ruminantes, foi realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Câmpus de Itapetinga, com orientação da professora doutora em ciência (DSc) Cristiane Leal dos Santos (UESB). A tese intitulada “Caracterização Físico-Química e Composição Química dos Músculos Semimembranosos e Tríceps Brachii da Carcaça de Cordeiros Dorper X Santa Inês Alimentados com Diferentes Componentes da Algaroba” foi aprovada com conceito “A” pela banca de avaliadores.

Segundo Carvalho, o perfil da carne consumida atualmente difere, em relação aos parâmetros de qualidade, daquela tradicionalmente produzida há alguns anos. “Se forem comparados os sistemas produtivos do passado, vê-se claramente que houve melhoria na qualidade da carne, por causa do melhoramento genético, que introduziu, via seleção de linhagens, a diminuição da gordura das carcaças animais (hoje em torno de 60% de carne na carcaça)”, explica.

O professor ainda afirma que vários fatores afetam as características de carcaça e a composição centesimal da carne: genética, idade, condição sexual, nutrição e fatores no post mortem. Informações sobre as características químicas, físicas e sensoriais da carne de cordeiros permitirão viabilizar a diferenciação dos produtos e desenvolver estratégias específicas para cada empreendimento produtivo, otimizando os processos de comercialização.

Braulio Crisanto Carvalho da Cruz é graduado em Zootecnia, possui mestrado na área de produção animal e faz parte do grupo de pesquisa EPOC (Equipe de Pesquisa em Ovinos e Caprinos), atuando nas áreas de produção e nutrição animal, avaliação de carcaça e desenvolvimento de produtos de origem animal.

« Abril 2024 »