Aluno do CNP faz primeira defesa de estágio do curso Técnico em Aquicultura

Integrado ao ensino médio, o curso foi implantado em 2018 na unidade de ensino
Aluno do CNP faz primeira  defesa de estágio do curso Técnico em Aquicultura

Banca avaliadora da defesa do aluno João Victor

Mais um momento importante para o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR) ocorreu no último dia 19 de fevereiro, quando houve a primeira defesa de estágio profissional supervisionado do curso Técnico em Aquicultura integrado ao ensino médio, implantado em 2018 na unidade de ensino.

A defesa foi feita por João Victor Lopes da Cunha, orientado pelo professor André Ferreira Silva. O estudante realizou o estágio no próprio campus e em uma propriedade localizada na Vila Novo Paraíso, no período de 6 a 31 de janeiro de 2020. Nela, o aluno abordou a realidade do mercado de trabalho para o técnico em aquicultura, bem como tópicos importantes relacionados à qualidade da água e à biometria de peixes.

João Victor Lopes da Cunha na defesa do estágio

A apresentação do estágio é uma etapa para a conclusão do curso que possibilita conhecer técnicas para elaboração e apresentação de relatórios, argumentar e articular conceitos e práticas apreendidos e desenvolvidos no decorrer da formação profissional, além de elaborar e apresentar com postura e linguagem adequadas os conteúdos vivenciados durante o estágio.

Para João Victor, o estágio supervisionado aproxima o estudante da realidade do mercado, permitindo-o colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. “Considero bastante proveitoso por permitir que a gente possa observar a realidade do mercado de trabalho. Sem contar que é uma oportunidade de o aluno atuar como técnico em aquicultura, colocando em prática os principais conceitos adquiridos durante o curso para, assim, absorver a experiência necessária para atuar na área”, disse.

Plateia acompanhou o momento

Sobre a importância de a região contar com o técnico em aquicultura, o orientador André Ferreira explicou que o CNP cumpre sua missão de formar profissionais capacitados. “Nossos técnicos em aquicultura estão capacitados para atuar nas atividades de uso e exploração racional de recursos aquáticos, explorar o lado empreendedor da atividade e atuar em instituições públicas e privadas”, afirmou.

Para a professora Denise Araújo da Silva foi uma grande satisfação ver o primeiro estudante do Técnico em Aquicultura realizar sua apresentação do estágio de conclusão de curso. “Ouvir do próprio aluno a importância da sua profissão para o desenvolvimento do Estado de Roraima me faz sentir privilegiada em ter participado como docente da construção e da implantação desse curso nesta unidade de ensino do IFRR, na certeza de que estamos cumprindo nosso papel na região sul de Roraima, com oferta de ensino de excelente qualidade, proporcionando formação de profissionais qualificados para o mercado”, frisou.

Segundo o coordenador do curso, Adailton de Lauro Dias, assistir à primeira defesa do relatório de estágio supervisionado do recém-implantado curso foi gratificante. “O aluno demonstrou formidável desempenho na exposição dos conhecimentos adquiridos através das atividades desenvolvidas durante o estágio. Ver o auditório tomado pela presença unânime de seus colegas nos diz muito a respeito da seriedade que ele e os demais alunos do curso têm demonstrado desde o início dessa trajetória”, comentou.

Para os docentes e os técnicos do CNP, chegar a esse momento é gratificante, pois proporciona a sensação de dever cumprido por todos os envolvidos no processo de formação dos futuros técnicos.

Ascom/Reitoria
Colaboração: André Ferreira