Vem aí a 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

por Rebeca publicado 26/04/2019 14h10, última modificação 26/04/2019 14h10
Dia 15 de maio começam as inscrições para a 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Para participar, os alunos devem estar matriculados em cursos técnicos como Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e outros do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

De acordo com o regulamento disponibilizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), idealizador e organizador do evento, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) manterá seu caráter itinerante e, nesta edição, terá como parceiro o Instituto Federal do Paraná (IFPR), anfitrião da etapa presencial, que será realizada na cidade de Foz do Iguaçu.

O escopo da olimpíada é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, exercitando a cooperação e a integração.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, exclusivamente, pela internet, na página oficial da Obap, até 30 de junho. Esta etapa cabe aos orientadores das equipes que, no dia 16 de julho, receberão, por e-mail, o login de acesso à Plataforma de Provas da Olimpíada. Os times estrangeiros receberão, via e-mail, a confirmação do cadastro.

Premiação – Os vencedores ganharão medalhas e troféus. Os brasileiros das equipes medalhistas do ensino técnico integrado ou concomitante poderão ser convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO) de 2020. Todos receberão certificado de participação. A premiação e a classificação, por equipe e individual, serão de acordo com a nota da fase presencial da Obap.

Acesse o site da 9ª edição da Obap e confira o regulamento.

Com informação da Ascom do IFSULDEMINAS

Texto: Bárbara Bomfim