Servidores implantam ação 20RJ em comunidades indígenas de Amajari

por Fábio Santos publicado 07/10/2014 04h00, última modificação 16/10/2014 19h28

Durante toda a semana passada, servidores do Câmpus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CAM) iniciaram a implantação do projeto MEC 20RJ em duas comunidades indígenas do município do Amajari: Araçá e Mangueira. O objetivo da ação é promover reflexões e discussões a respeito das etapas de planejamento, elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas das comunidades.

O projeto será executado até o mês de dezembro de 2014, e o intuito é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica ofertada no município. A ação 20RJ está sendo desenvolvida por meio de oficinas, grupos de trabalho e dinâmicas, nas quais professores, alunos, líderes e comunidade participam da elaboração do PPP da própria escola indígena.

O coordenador do projeto no Câmpus Amajari, professor Evaldo Pulcinelli, destaca que o curso ofertado pelos professores e pedagogos do instituto promove a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica. "A importância desse projeto para as escolas envolvidas e a forma como receberam a equipe do IFRR/Câmpus Amajari é algo emocionante, pois isso deixa claro o quanto necessitavam de apoio na construção do Projeto Político Pedagógico - PPP. Os depoimentos que ouvimos demonstram a relevância do IFRR para toda a região atendida", afirma o coordenador.

AÇÃO 20RJ - A ação 20RJ é o programa da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC que visa à capacitação e formação inicial e continuada de professores, profissionais, funcionários e gestores da educação básica. A iniciativa da ação é a consolidação da política nacional de formação, promovendo a formação inicial e continuada desses profissionais com apoio técnico, financeiro e pedagógico, nas modalidades presencial e a distância.

Fonte: Anderson Caldas - CCS/CAM

Fotos: Álef Silva