Seminário de Inclusão e Diversidade no CAM vai abordar saúde mental

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 23/04/2019 20h20, última modificação 23/04/2019 20h18
Evento tem como público-alvo a comunidade acadêmica. Palestras e oficinas serão ministradas

Nesta quarta-feira, 24, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) realiza o III Seminário de Inclusão e Diversidade. A terceira edição do evento visa promover um debate e troca de experiências sobre as condições que afetem a saúde mental.

A proposta do seminário é gerar uma reflexão sobre a dignidade humana, a busca de identidade, o exercício da cidadania e o respeito à diversidade para a promoção de uma educação inclusiva.

A programação inicia-se às 8 horas com apresentações culturais. Após, a professora do Instituto Federal de Roraima Virgínia Marne Araújo vai ministrar a palestra “Tecnologia e saúde mental”, voltada para a comunidade acadêmica.

Para o presidente da comissão organizadora do seminário, Francisco Moura, é importante discutir como a tecnologia tem impactado a saúde mental dos indivíduos. “Precisamos saber os benefícios e os riscos da tecnologia, e se estamos preparados para usá-la com sabedoria”, disse.

No turno vespertino, serão ofertadas nove oficinas em grupos de trabalho. Veja os temas que serão tratados:

GT 01 – Xenofobia

Mediador: Professor Rafael Barros (IFRR)

GT 02 – Gêneros e diversidade sexual

Mediadora: Professora Mariana Cunha Pereira (UFRR)

GT 03 – Violência contra a mulher: feminicídio

Mediadoras: Professora Joelma Fernandes (IFRR), Sophia de Moura e Denise Figueiredo (Numur)

GT 04 – Cyberbulying, preconceito e racismo

Mediador: Enfermeiro Rafael Régis Maciel (CAM-IFRR)

GT 05 – Diversidade étnico-racial: índio tem direito?

Mediador: Professor Jonildo Viana dos Santos (Instituto Insikiran-UFRR)

GT 06 – Redes Sociais e os impactos na saúde mental

Mediadores: Técnicos administrativos Anderson Alcântara e Larisse Livramento (CAM-IFRR)

GT 07 – Ansiedade, como prevenir?

Mediadora: Psicóloga Inaiá da Silva Conceição (Cras-Amajari)

GT 08 – Relações tóxicas e prejuízos mentais

Mediadora: Psicóloga Alessandra Alves da Silva Bonfim (Caps II)

GT 09 – Autismo