Professor do IFRR/Campus Amajari lança livro pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 04/07/2019 18h40, última modificação 04/07/2019 18h40
Interessados na obra podem adquiri-la na livraria virtual da Universidade Federal de Viçosa. O livro também está disponível para consulta na biblioteca do Campus Amajari

O professor Patrício Ferreira, do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CAM), é um dos autores da obra Melancia: do plantio à colheita, lançada pela editora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. O livro foi escrito pelos mais renomados professores e pesquisadores da espécie no Brasil. O docente é responsável pelo capítulo 11 do livro, que trata da colheita e da pós-colheita da fruta. A UFV é uma das universidades brasileiras mais conceituadas, e o curso de Agronomia foi reconhecido em 2018 como o melhor do País (veja aqui).

 

O conteúdo do livro é voltado para estudantes de Engenharia Agronômica, cursos técnicos na área de agrárias e produtores interessados no cultivo de melancia. A obra aborda as mais recentes tecnologias para essa cultura e é fonte de informações para o cultivo eficiente e sustentável da fruta.

Segundo o docente, o livro também será utilizado no curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do CAM, no componente curricular Olericultura, que aborda, entre outros assuntos, o cultivo da melancia.

Para o professor, o lançamento do livro é uma grande conquista. “A publicação desse livro foi muito importante para minha vida profissional, pois permitiu a utilização dos conhecimentos adquiridos nos cursos de mestrado e doutorado, dando um retorno para a sociedade do que foi investido pelo poder público”, disse.

Interessados na obra podem adquiri-la na livraria virtual da Universidade Federal de Viçosa, pelo link https://www.editoraufv.com.br/produto/melancia-do-plantio-a-colheita/1179380

O livro também está disponível para consulta na biblioteca do Campus Amajari.

 

Livro lançado pela editora da UFV foi escrito pelos maiores pesquisadores da área no Brasil
Livro lançado pela editora da UFV foi escrito pelos maiores pesquisadores da área no Brasil

Patrício Ferreira é professor do Instituto Federal de Roraima desde 2016 e trabalha no Campus Amajari, onde exerce o cargo de diretor do Departamento Técnico (Detec).

Ele é formado em Engenharia Agronômica (2007) pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb); mestre em Agronomia: Fitotecnia (2010) e doutor em Agronomia: Fitotecnia (2014) na área de Concentração em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Semiárido (Ufersa). Tem experiência na área de Ciências Agrárias e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia e Tecnologia Pós-Colheita. Atua principalmente nos seguintes temas: potencial antioxidante, alimentos funcionais, qualidade, armazenamento e vida útil de frutas e hortaliças.

 

Bruna Castelo Branco
Ascom/Reitoria
4/7/19

 

CGP