Professor do IFRR/Campus Amajari lança livro pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 04/07/2019 18h40, última modificação 04/07/2019 18h40
Interessados na obra podem adquiri-la na livraria virtual da Universidade Federal de Viçosa. O livro também está disponível para consulta na biblioteca do Campus Amajari

O professor Patrício Ferreira, do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CAM), é um dos autores da obra Melancia: do plantio à colheita, lançada pela editora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. O livro foi escrito pelos mais renomados professores e pesquisadores da espécie no Brasil. O docente é responsável pelo capítulo 11 do livro, que trata da colheita e da pós-colheita da fruta. A UFV é uma das universidades brasileiras mais conceituadas, e o curso de Agronomia foi reconhecido em 2018 como o melhor do País (veja aqui).

O conteúdo do livro é voltado para estudantes de Engenharia Agronômica, cursos técnicos na área de agrárias e produtores interessados no cultivo de melancia. A obra aborda as mais recentes tecnologias para essa cultura e é fonte de informações para o cultivo eficiente e sustentável da fruta.

Segundo o docente, o livro também será utilizado no curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do CAM, no componente curricular Olericultura, que aborda, entre outros assuntos, o cultivo da melancia.

Para o professor, o lançamento do livro é uma grande conquista. “A publicação desse livro foi muito importante para minha vida profissional, pois permitiu a utilização dos conhecimentos adquiridos nos cursos de mestrado e doutorado, dando um retorno para a sociedade do que foi investido pelo poder público”, disse.

Interessados na obra podem adquiri-la na livraria virtual da Universidade Federal de Viçosa, pelo link https://www.editoraufv.com.br/produto/melancia-do-plantio-a-colheita/1179380

O livro também está disponível para consulta na biblioteca do Campus Amajari.

Livro lançado pela editora da UFV foi escrito pelos maiores pesquisadores da área no Brasil

Patrício Ferreira é professor do Instituto Federal de Roraima desde 2016 e trabalha no Campus Amajari, onde exerce o cargo de diretor do Departamento Técnico (Detec).

Ele é formado em Engenharia Agronômica (2007) pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb); mestre em Agronomia: Fitotecnia (2010) e doutor em Agronomia: Fitotecnia (2014) na área de Concentração em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Semiárido (Ufersa). Tem experiência na área de Ciências Agrárias e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia e Tecnologia Pós-Colheita. Atua principalmente nos seguintes temas: potencial antioxidante, alimentos funcionais, qualidade, armazenamento e vida útil de frutas e hortaliças.

Bruna Castelo Branco
4/7/19