PBAEX e PIBICT - Bolsistas e orientadores participam de reunião nesta quarta-feira, 19

por Rebeca publicado 19/10/2016 13h00, última modificação 19/10/2016 13h00
As coordenações dos Programas Institucionais de Bolsas Acadêmica de Extensão (PBaex) e de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT) do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação de Roraima (IFRR) reúnem-se nesta quarta-feira, 19, às 16h, com bolsistas e orientadores dos programas.

Ao todo são 23 projetos do Campus Amajari, sendo nove de iniciação científica, selecionados pelo Edital n° 001/2016/PROPESQ, com a duração de nove meses (de março a dezembro) e envolvendo nove alunos e sete professores orientadores.

Os 14 projetos de extensão foram selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para integrar o PBaex, e teve duração de seis meses (abril a setembro de 2016). Pelo Edital 003/2015/Proex/Reitoria/IFRR, 160 bolsas foram disponibilizadas para concorrência entre os alunos dos cursos técnicos e superiores presenciais dos cinco campi.

Com a aproximação de dois eventos importantes para a pesquisa e a extensão, as respectivas coordenações farão o repasse de informações sobre o V Fórum de Integração do IFRR - Ensino, Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica -, que acontece de 28 a 30 de novembro, no Campus Boa Vista, e do III Workshop de Pesquisa e Extensão, a ser realizado dia 16 de novembro, no CAM.

Alunos, professores e servidores técnicos da Reitoria e de todos os campi do IFRR participam do V Fórum de Integração, que visa, sobretudo, reafirmar a missão institucional de promover formação integral, articulando ensino, pesquisa e extensão, em consonância com os arranjos produtivos locais, sociais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, por meio da oportunidade de compartilhar conhecimentos em atividades como palestras, mesas redondas, salas temáticas, oficinas, apresentação de trabalhos em formato de pôster, exposições tecnológicas e apresentações culturais.

O Workshop de Pesquisa e Extensão do Campus Amajari, em sua terceira edição, tem por objetivo promover um espaço para apresentação e discussão dos projetos em andamentos dos discentes integrantes dos programas de bolsa de pesquisa e extensão e estabelecer um momento para interação entre os participantes dos programas (servidores e discentes) e os interessados.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa, Daniele Sayuri, durante o workshop serão apresentados os projetos em andamento nos programas de pesquisa (PIBICT) e de extensão (PBaex) de forma oral, com no máximo 5 minutos.  “A reunião desta quarta-feira, 19, será para tratarmos do Forint (Fórum de Integração) e falar do nosso workshop, que também acontece em novembro. Ao final faremos nossa confraternização”, disse.

Rebeca Lopes

IFRR/CCS/CAM