Mostra Pedagógica do Campus Amajari terá Feira de Saberes

por Rebeca publicado 27/10/2016 18h32, última modificação 27/10/2016 18h32
Alunos do 3.º ano do curso Técnico em Agropecuária, orientados pelas professoras Sueli Sousa Martins (Geografia), Jacinta Ferreira dos Santos (Português) e Rosenilda Pulcinelli de Souza (Biologia), preparam a Feira dos Saberes Multiculturais, para apresentar durante a V Mostra Pedagógica do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR).

O evento se realiza no dia 1.º de novembro, das 14h às 18h, na unidade de ensino. Os temas dos trabalhos estarão focados na cultura, na produção agrícola, nas plantas medicinais e nos verbetes das três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

A Feira de Saberes vai envolver os alunos de forma real, sem esquecer o lúdico, e fugir dos assuntos tratados na sala de aula, para que conheçam as peculiaridades dessas regiões.

De acordo com uma das professoras, Sueli Sousa, no ano de 2013 ela participou da Mostra Pedagógica com um trabalho sobre comidas típicas regionais.  “Nesta edição, vamos abrir o leque e integrar para que os alunos aproveitem o momento para aprender mais sobre as três grandes regiões do País”, disse.

Segundo a professora, nesta edição está se planejando para que a feira tenha quatro tópicos de abordagem: plantas medicinais, com a professora de Biologia; cultura e produção agrícola, com a professora de Geografia; os verbetes mais populares e três tipos de comidas típicas que ganham diferentes nomes de acordo com a região (cuscuz paulista, mugunzá e curau), ambos com a professora de Português.

A exposição será feita em uma sala de aula ornamentada com as características das três regiões. As professoras estão programando construir espaços como fotografias e amostra de grãos. “Vamos tentar montar um ambiente mais próximo do real”, afirmou Sueli, informando que um grupo de alunos deve montar um vídeo curto com depoimentos de professores. “Temos colegas de várias regiões do País, e eles vão falar como é a sua região”, concluiu.

EXPOSIÇOES DE TRABALHOS DA V MOSTRA PEDAGÓGICA

DATA: 1/11/2016, das 14 às 18h

ü  Sarau Cultural

ü  Conversão da Energia

Maquetes sobre:

ü  Etapas do tratamento de água

ü  Lagoas de estabilização

ü  Esgoto doméstico

ü  Aquário Marinho

ü  Aquaponia

ü  Lago Ornamental

ü  Métodos de determinações da declividade do solo

ü  Feira dos Saberes Multiculturais do Brasil

ü  Agrossistemas

ü  Educação ambiental e sustentabilidade.

ü  Cultura indígena

ü  Uso do Teodolito na Topografia