Metodologias no ensino superior é tema do 5.º Encontro de Graduação do Campus Amajari

por Rebeca publicado 18/02/2020 15h30, última modificação 21/02/2020 18h27

“Metodologias no Ensino Superior: um processo em constante (re)construção” é o tema do 5.º Encontro de Graduação do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR). O evento ocorre durante todo o dia desta quarta-feira, 19 de fevereiro, na biblioteca da unidade.

O objetivo  é discutir as práticas metodológicas adotadas no curso superior de Tecnologia em Aquicultura visando (re)construir concepções e práticas pedagógicas com o viés inovador para tornar esse processo dinâmico e estimular a ação dos estudantes no que tange ao ensino e à aprendizagem.

A coordenadora pedagógica em exercício do CAM, Luana Lobo, disse que o 5.º Encontro de Graduação foi pensado a partir do relatório de avaliação do reconhecimento do curso, que foi elaborado em agosto de 2019 e que traz vários apontamentos. Um deles diz respeito às metodologias adotadas no curso.

Conforme Luana, o momento será para dar um feedback aos professores do curso sobre o relatório, bem como discutir propostas metodológicas adotadas pelos docentes, considerando esse viés da inovação, da dinâmica da prática pedagógica. “Então, vamos discutir as práticas pedagógicas, como se pode inovar nas metodologias que os docentes estão utilizando e como tornar o estudante mais participativo no processo de ensino-aprendizagem”, disse.

A programação tem início às 8 horas, com a participação do diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros, da pró-reitora de Ensino, Sandra Grützmacher, da diretora de Ensino do Campus Amajari, Pierlangela Cunha, e do coordenador do curso superior em Tecnologia em Aquicultura, Marcelo Pontes.

Depois da abertura, o coordenador do curso fará a apresentação do relatório de avaliação do reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação. Em seguida, a professora Ana Aparecida Vieira de Moura, do Campus Boa Vista, inicia a oficina sobre o tema do evento deste ano, que se estende por todo o dia.

Ascom/Reitoria
Foto: IFRR