IFRR participa do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia

por Laura publicado 13/10/2015 19h25, última modificação 15/10/2015 15h44
O servidor do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari (IFRR-CAM) e coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (Neagro), Ricardo Dantas, representou a instituição no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, que ocorreu na cidade de Belém (PA), de 28 de setembro a 1.º de outubro.

O evento reuniu instituições de ensino, pesquisa e extensão e a sociedade civil organizada envolvida com as demandas da agricultura familiar e as lógicas familiares de produção. Na ocasião, o servidor do IFRR-CAM participou como expositor do artigo Sistema Agroflorestal em Savana Parque Arbórea no Município do Amajari (RR), de sua autoria e do diretor do Departamento Técnico do Campus Amajari, professor Dr. Rafael Fiusa.

O artigo é resultado da experiência de um sistema agroflorestal com princípios agroecológicos no "Bosque Cruviana", desenvolvido por alunos da unidade durante a disciplina de estágio, coordenada pela professora Me. Marina Keiko.

Dantas explicou que a experiência também foi proveitosa para viabilizar a inserção do Neagro na Rede de Núcleos de Estudo e Pesquisa em Agroecologia da Região Norte (R-NEA). “A rede vem operacionalizando um projeto que tem como objetivo articular e expandir as ações realizadas pelos Núcleos de Estudos em Agroecologia da Região Norte, na geração de ciência e tecnologia adaptadas às necessidades da agricultura familiar da Região Amazônica”, pontuou.