IF Comunidade do Campus Amajari é realizado neste sábado, dia 9

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 07/06/2018 14h14, última modificação 07/06/2018 14h14
9ª edição do evento ocorre na Comunidade Indígena do Araçá, localizada a 50 km da sede do Amajari

O Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) estará, neste sábado, dia 9, das 8h30 às 12h, na Comunidade do Araçá, Município do Amajari, com mais uma edição do IF Comunidade. Serão realizadas oficinas, palestras e oferecidos serviços aos moradores da região. Servidores e alunos do campus participarão do evento.

Desenvolvido por todos os campi, O IF Comunidade é uma das principais ações de extensão do IFRR. Ele possibilita que o público atendido conheça diferentes serviços relacionados aos cursos ofertados pela instituição e contribui para a aproximação do instituto com a comunidade. Essa é a 9ª edição do evento.

Vai estar presente a equipe da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE) com a palestra “Prevenção da violência sexual contra criança e adolescente”. O tema é uma das demandas da comunidade. Além da palestra, haverá dinâmicas com as crianças da comunidade coordenadas por assistentes sociais e psicólogos da DPE.

As crianças, além disso, irão conhecer projetos apresentados pelos professores do CAM Vilson Martins, Jacinta Ferreira e Luciana Barros. O professor Heitor Rodrigues, do Campus Boa Vista, também participará com o projeto de robótica IF KaRRt.

Este ano, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), parceira do evento, trará a oficina de Arranjos Produtivos. Ainda na programação, serão realizados minicursos e oficinas por docentes do Instituto Federal: o professor Iraci Fidélis vai ministrar uma oficina sobre plantas medicinais; e o professor Diego Cruz, um minicurso sobre compostagem.

Haverá também uma tenda para divulgação dos cursos oferecidos pelo CAM e para comemoração dos 25 anos do IFRR, com jogos de perguntas e respostas sobre a instituição. O Instituto Federal de Roraima também tem como parceira a Secretaria de Saúde do Amajari, que fará aplicação de vacinas, aferição de pressão e teste rápidos.

Outro parceiro do evento serão os Correios, com oferta de emissão de CPF, mediante pagamento de taxa de R$ 7,50. Para isso, os interessados devem levar documento de identificação que comprove a naturalidade, a filiação e a data de nascimento, por exemplo, carteira de identidade, registro civil de nascimento.

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar do evento, que se encerra ao meio-dia.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari