Campus Amajari sedia programação da Semana do Peixe

por Laura publicado 15/10/2015 12h20, última modificação 19/10/2015 13h54
O Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari (IFRR-CAM) sediou, no dia 7 de outubro, parte da programação da 12ª Semana do Peixe. Cerca de 140 pessoas participaram do evento, que é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura por meio da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Roraima.

O Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari (IFRR-CAM) sediou, no dia 7 de outubro, parte da programação da 12ª Semana do Peixe. Cerca de 140 pessoas participaram do evento, que é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura por meio da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Roraima.

A programação, ocorrida na biblioteca do campus, teve início com a apresentação musical do aluno Wanderson Gomes, do Curso Técnico em Agropecuária do IFRR-CAM. Ele cantou uma música autoral em homenagem à Semana do Peixe.

IMG_6238.JPG
Alunos do Curso Técnico em Aquicultura ministrando palestra.

Posteriormente, foi realizada a palestra “A importância do pescado”, ministrada pelos alunos do Curso Técnico em Aquicultura Eduardo Miranda e Tiago Paz.  Eles apresentaram um panorama da aquicultura e da pesca na Região Norte, no Brasil e no mundo, além de abordar a importância econômica e nutricional do pescado.

O evento finalizou com uma homenagem aos pioneiros da piscicultura em Roraima. A Comunidade Indígena Guariba e sete piscicultores foram homenageados com uma breve apresentação sobre sua trajetória na piscicultura. Em seguida, receberam uma placa de honra ao mérito pelas relevantes contribuições na área.

IMG_6332.JPG
A equipe da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Roraima com os homenageados Aniceto Wanderley, Lurdes Pinheiro (que substituiu Raimundo Pinheiro, in memoriam), Osvaldo Santana, Valter Dias e José Soares.

Fizeram parte da mesa de honra o diretor-geral do CAM, George Sterfson Barros; o pró-reitor de Extensão, Edvaldo Pereira da Silva, que representou o reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho; a superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Roraima, Cristina Leite; o prefeito Moacir Mota e o vereador Jean Charles, ambos do Município do Amajari; e a presidente do Sindicato dos Pescadores e Piscicultores do Amajari, Francisca Ribeiro.

Após a solenidade, os participantes visitaram o laboratório de pesca e aquicultura do IFRR-CAM. No local, os alunos da Turma 118 do campus apresentaram as instalações, incluindo os viveiros de piscicultura integrada e o aprisco. A visita foi coordenada pelos professores do Curso Técnico em Aquicultura Karine Cavalcanti, Lucas Comassetto e Marcelo Pontes.

IMG_6198.JPG
Equipe do IFRR-CAM. Professora Karine Cavalcanti, o aluno do Curso Técnico em Aquicultura, Diogo Carvalho, o professor Lucas Comassetto, o diretor-geral do campus, George Sterfson Barros e o professor Marcelo Pontes.

CCS/Campus Amajari

Fotos: Ramon Queiroz