Campus Amajari faz inscrições de alunos em duas localidades de Alto Alegre

por Laura publicado 12/01/2016 21h55, última modificação 13/01/2016 12h25
Técnicos do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari visitam, nesta quarta-feira (13), pela manhã, a Comunidade da Barata e, à tarde, a Vila do Taiano, ambas no Município do Amajari. O objetivo é divulgar e fazer inscrições de alunos que concluíram o 9º ano do ensino fundamental e estão interessados em ingressar em um dos dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Técnico em Agropecuária e Técnico em Aquicultura.
Campus Amajari faz inscrições de alunos em duas localidades de Alto Alegre

A comunidade poderá fazer as inscrições no local das palestras

Técnicos do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari visitam, nesta quarta-feira (13), pela manhã, a Comunidade da Barata, onde prestarão atendimento à população local na Escola Estadual Indígena Hermenegildo Sampaio, e à tarde, a Vila do Taiano, onde atenderão a comunidade na Escola Rui Barbosa.  O objetivo da equipe é divulgar e fazer inscrições de alunos que concluíram o 9º ano do ensino fundamental  e estão interessados em ingressar em um dos dois cursos técnicos integrados ao ensino médio: Técnico em Agropecuária e Técnico em Aquicultura.

Estão sendo oferecidas 40 vagas em cada curso, que têm duração de três anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas apenas presencialmente pelo candidato ou pessoa responsável até o dia 18 de janeiro, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, no Campus Amajari, Rodovia Antonino Menezes da Silva (antiga RR 342), vicinal que liga a Balsa de Aparecida à Vila Brasil – Km 03.

De acordo com a presidente da comissão do processo seletivo, Luana Lobo, o instituto iniciou, nesta semana, visitas a várias localidades com o objetivo de divulgar informações dos cursos, além de mostrar o que está sendo oferecido em nível de graduação, o Curso Técnico em Aquicultura, bem como proporcionar aos alunos a oportunidade de se inscreverem.

Segundo ela, as inscrições itinerantes evitam que o aluno perca a chance de fazer um curso por não conseguir se deslocar até o campus. “O nosso município (Amajari) é o maior produtor de pescado do Estado, colocando Roraima em 12.º lugar no ranking nacional, e, com a formação dessa mão de obra, garantiremos um futuro promissor aos nossos jovens, contribuindo para o desenvolvimento da economia local”, afirmou.

Com as inscrições itinerantes, a coordenadora explicou que já foram feitas duas ações. A primeira, na segunda-feira (11), no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da sede do município, e a outra, nesta terça-feira (12), na Escola Estadual Indígena Santa Luzia, na Vila Três Corações. Aproximadamente, 30 pessoas assistiram à apresentação dos técnicos do IFRR.

As orientações ajudaram a esclarecer dúvidas, como é o caso do jovem Ítalo Caetano dos Santos, 14, que concluiu o ensino fundamental e, nem bem tinha terminado as palestras, aproveitou para se inscrever no Curso Técnico em Aquicultura. “Meu pai já trabalha com peixes, e é uma área em que eu me encaixo direitinho”, disse.

Além dele, as moradoras dos Três Corações Rita Peres das Neves, 61, e Cristina Silva, 42, foram ao local conhecer os cursos e pegar informações para que o sobrinho e a filha, respectivamente, possam estudar. No caso da Cristina, a filha ainda vai concluir, em 2016, o 9.º ano. “É bom saber como funciona, porque, no final do ano, quando ela (filha) terminar, vai estudar lá” (IFRR/Campus Amajari), frisou.

Documentos exigidos para inscrição

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário e apresentar os seguintes documentos:

– Histórico Escolar do ensino fundamental (original e cópia);

– Certidão de Nascimento ou de Casamento ou Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) (original e cópia);

– Documento de Identidade e CPF (original e cópia);

– Comprovante de residência (original e cópia). Caso o candidato não tenha comprovante, deve preencher declaração disponível no local da inscrição;

– Autodeclaração de preto, pardo ou indígena (constante na ficha de inscrição do Sistema de Cotas).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cpps.amajari@ifrr.edu.br  ou pelos telefones (95) 3593-1143 e (95) 3593-1119.

CCS/Campus Amajari