CAMPUS AMAJARI – Como programação do Setembro Amarelo, estudantes recebem workshop para tratar do tema suicídio

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 25/09/2019 22h50, última modificação 30/09/2019 20h34
Estudantes do CAM e da Escola Estadual Ovídio Dias, localizada na Vila Brasil, participaram do evento

No mês de prevenção ao suicídio, chamado de Setembro Amarelo, o Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) vem realizando diversas atividades alusivas à campanha.  Nesta quarta-feira, 25, a comunidade acadêmica recebeu o workshop "Prevenção ao Suicídio – Comportamentos e formas de lidar com ideações suicidas". O curso faz parte de uma ação em parceria com a Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr).

A assistente social da Vara da Infância e Juventude Janaine Voltoline e o psicólogo da Secretaria Municipal de Gestão Social Danilo Santos foram os responsáveis pelo workshop. Participaram da atividade alunos dos cursos técnicos e superior do CAM. Também estiveram presentes os estudantes do 8.º e do 9.º ano da Escola Estadual Ovídio Dias, localizada na Vila Brasil (sede do Município do Amajari).

A oficina visou apresentar e esclarecer conceitos e fatores relacionados ao suicídio por meio de um espaço interativo e dinâmico para promoção da saúde e prevenção de novos casos, assim como favorecer um momento de reflexões sobre os comportamentos e as formas de lidar com ideações suicidas. Um dos objetivos do treinamento é apontar locais para a assistência profissional qualificada.

No minicurso foram apresentados os fatores culturais, sociais, psicológicos e econômicos para o suicídio; os comportamentos da pessoa suicida; além de mitos e verdades sobre as ideações e profissões adequadas para o auxílio e as redes de apoio.  Após o evento, os participantes receberam certificado de participação expedido pelo TJ/RR.

Desde o início de setembro, o CAM vem desenvolvendo uma programação sobre a temática. Já realizou painel interativo, dinâmicas com os estudantes sobre abraço, roda de conversa em sala de aula e palestras sobre a importância do exercício físico como prevenção à ansiedade.

Bruna Castelo Branco
Foto: Ejurr