CAM realiza primeiro Seminário sobre Ensino e Aprendizagem

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 14/05/2018 21h12, última modificação 14/05/2018 21h12
Evento que ocorre pela primeira vez no campus deverá entrar para o calendário anual

Ocorre, nesta quarta-feira, 16, o primeiro Seminário sobre Ensino e Aprendizagem do Campus Amajari (CAM), com o tema “Ensino-Aprendizagem: ações e reflexões no IFRR/Campus Amajari”. O evento tem como principal objetivo proporcionar reflexões sobre as questões de aprendizagem no ambiente escolar, considerando o contexto local e a comunidade acadêmica envolvida nesse processo.

Para a coordenadora pedagógica do CAM, Luana Lobo, a ideia é dialogar sobre as questões inerentes ao processo que envolve educadores e discentes. “A importância desta ação diz respeito à oportunidade de dialogar, discutir questões que são demandadas em sala de aula para que os atores do processo de ensino-aprendizagem reflitam sobre qual é o seu papel e responsabilidade nesse processo, visando sempre a aperfeiçoá-lo”, afirma.

A programação se inicia às 7h30 da manhã com apresentações culturais e exposições das turmas sobre estudos de caso. Em seguida, ocorre a palestra “A relação professor-aluno na dimensão afetivo-emocional no contexto escolar”, proferida por Roselis Bastos da Silva, pedagoga do Campus Boa Vista (CBV), que vai abordar o impacto da relação entre professor e aluno, e seu valor para o aprendizado.

No turno tarde, serão ministradas oito oficinas, mediadas por docentes e técnicos do CAM. O evento está aberto para toda a comunidade acadêmica, incluindo alunos, docentes e técnicos da unidade de ensino.

Seguem os temas das oficinas, os mediadores e os locais de realização:

Oficina 1: Dinâmicas e Técnicas de Estudos – Mediadora: Thays Cristine Soares de Carvalho (Proen-CTP). Local: bloco B, sala 1

Oficina 2: Técnicas de Estudos – Mediadora: Aline das Graças Souza (CAM). Local: bloco B,  sala 2

Oficina 3: Matemática: os mitos e possibilidades na aprendizagem – Mediador: Adnelson Jati Batista (CBV). Local: ginásio de esportes

Oficina 4: Técnicas de Comunicação e Otimização dos Recursos Acadêmicos – Mediadores: Lucas Lima e Ramon Queiroz (CAM). Local: sala de música.

Oficina 5: Leitura, Interpretação e Produção Textual – Mediadores: Ana Maria Sousa, Jacinta Ferreira e José Vilson Martins (CAM). Local: bloco B, sala 3

Oficina 6: Motivando para Aprender – Mediadora: Marta Silva Sousa e Rafael Regis (CAM). Local: bloco B,  sala 4

Oficina 7: Técnicas de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos – Mediadores: Pedrina Figueiredo e Francisco Moura (CAM). Local: biblioteca.

Oficina 8: Técnicas de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos – Mediadora: Valéria Sobral e Wesley Viana (CAM). Local: bloco A, sala 1

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari