CAM promove capacitação para professores indígenas do Amajari

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 22/05/2018 15h25, última modificação 22/05/2018 18h06
Evento ocorre na Comunidade da Mangueira, e 130 profissionais da educação indígena recebem o treinamento

Ocorre até sexta-feira, dia 25, o curso “Normas e funcionamento das escolas: legitimando os direitos à educação escolar indígena no Município do Amajari”, oferecido pelo Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) para professores das comunidades indígenas do entorno da sede do município. O curso visa promover a formação continuada dos gestores e dos professores das escolas municipais e estaduais do Município do Amajari, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos sobre a legislação que trata das normas e do funcionamento das escolas indígenas.

A capacitação será realizada na sede do Centro Regional de Educação Indígena do Amajari Noêmia Peres (Creiamp). A diretora do centro, professora Clesneide Vieira Marques, conta que a ação foi uma demanda dos próprios professores da região, pois, segundo ela, há uma carência de capacitações para os professores da rede de ensino. “Temos uma quantidade de professores iniciantes, que ingressaram por meio de processo seletivo e que não têm conhecimento sobre a educação indígena. Por isso, solicitamos do instituto federal essa capacitação, pois já observamos que a instituição tem trabalhado o tema na região já há algum tempo”, explica.

Advogada indígena Joênia Batista realiza palestra para participantes do curso

O treinamento tem carga horária de 40 horas, e os 130 profissionais inscritos receberão certificado. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Amajari, da Secretaria Municipal de Educação do Amajari, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr), da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas (Semai), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Juventude Indígena do Amajari.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari