CAM forma estrangeiros em curso de língua portuguesa

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 29/06/2018 14h55, última modificação 02/07/2018 12h17
Turma de 28 alunos é composta por venezuelanos residentes no Amajari

A venezuelana Maria Auxiliadora de Oliveira Mesquita mora no Brasil há três anos – o sobrenome comum aos brasileiros não é coincidência. Filha de um cearense e casada com um brasileiro há 25 anos, a professora aposentada na Venezuela carrega no sangue e no coração o país que a acolheu.

Maria é um dos 28 imigrantes concluintes do primeiro curso de língua portuguesa para estrangeiros oferecido pelo Campus Amajari.  O curso, que vem ocorrendo desde o dia 4,  encerra-se nesta sexta-feira, dia 29. Para a aluna, que hoje é auxiliar em administração na Secretaria de Saúde do Município do Amajari, a experiência foi muito importante. “Mesmo estando no país desde 2015, ainda sentia muito dificuldade com algumas palavras. Fui considerada a aluna que mais deu trabalho porque fazia muitas perguntas”, conta.

Professor Vilson e a aluna Maria Auxiliadora

Para o professor José Vilson, responsável pelas aulas, a experiência foi satisfatória. O curso, que é um projeto de extensão do CAM, tem o nome “Pode entrar: português brasileiro para estrangeiros". As aulas, ministradas por Vilson, eram realizadas das 19h às 21h, de segunda a quinta-feira, na Escola Municipal Iêda Amorim, localizada na Vila Brasil. “Os alunos desenvolveram-se bastante, apesar do tempo curto, e a nossa intenção é continuar com cursos voltados para esse público”, afirma o professor.

A aluna do CAM Ellen Ruth, encarregada de continuar as aulas às sextas-feiras, foi voluntária no projeto. “Pra mim, a experiência foi ótima. Eu não sei falar espanhol muito bem, mas aprendi muito com eles; não somente a língua, mas também virtudes como esforço e dedicação", revela.

Na culminância de encerramento do projeto, o diretor-geral do CAM, professor Sterfson Barros, agradeceu os esforços dos servidores que abraçaram o projeto. “Sem a dedicação, não haveria esta turma formada, e esse é o mínimo que podemos fazer. Como instituição de ensino, devemos cumprir nosso papel de inclusão social. No que o CAM puder contribuir para que os imigrantes se sintam parte da sociedade, faremos”, concluiu.

Os 28 alunos serão certificados após o término do curso. O Departamento de Ensino do campus pretende abrir uma nova turma voltada para estrangeiros no segundo semestre.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari