Alunos estagiários realizam plantação de melão no Câmpus Amajari

por anderson.caldas — publicado 24/03/2015 13h32, última modificação 24/03/2015 13h32
Nesta semana, estudantes do Instituto Federal de Roraima/Câmpus Amajari (IFRR/CAM) colhem os primeiros frutos da plantação de melão, realizada nas áreas didático- práticas do câmpus. A atividade, que faz parte do estágio obrigatório do curso técnico, é supervisionada pelo servidor Oziel Furquin e conta com o apoio dos servidores do Departamento Técnico (Detec).

O início da plantação convencional se deu em janeiro de 2015, quando os sete alunos prepararam a área de plantio, fizeram a adubação, a dessecação e montaram o sistema de irrigação, para, em março, realizar a colheita. As sementes plantadas e o sistema de irrigação foram adquiridos com recursos oriundos de projetos, e os frutos colhidos são conhecidos popularmente como melão gaúcho e melão amarelo.

Para o técnico em agropecuária, Oziel Furquin, os estudantes estão preparados para atuar como profissionais técnicos em agropecuária. “O plantio de melão foi uma das atividades realizadas, na qual pudemos observar que os nossos estudantes estão aptos para o mercado agropecuário. Posso afirmar isso porque já trabalhei em empresa privada e percebi que eles possuem o perfil técnico necessário para desenvolver os trabalhos no campo”, comenta Furquin.

A ação foi desenvolvida pelos estagiários Israel Rodrigues, Leonardo Pereira, Matias Pereira, Nalim Rodrigues, Jennifer Souza, Karolaine Guimarães e Neide Santos. Com o trabalho, os estudantes estão aptos para a formatura, que será realizada na próxima sexta-feira (27).