Alunos do Campus Amajari fazem visita técnica no Município de Presidente Figueiredo

por Laura publicado 15/12/2015 14h54, última modificação 15/12/2015 14h54
O Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aquicultura de Balbina (CTTPA), localizado no Município de Presidente Figueiredo (AM), foi o destino da equipe do Instituto Federal de Roraima/Campus Amajari (IFRR-CAM) no período de 8 a 12 de dezembro. Ao todo, 19 alunos e 3 professores do Curso Técnico em Aquicultura do campus, juntamente com o técnico em audiovisual da unidade, fizeram visita técnica ao CTTPA, que é referência nacional na produção de pós-larvas.

Durante quatro dias, os estudantes acompanharam as principais atividades desenvolvidas pelo centro na área de reprodução induzida do tambaqui. A visita foi coordenada pelo engenheiro de pesca da instituição, Ronan Freitas, que orientou os alunos sobre procedimentos como o preparo de viveiros para a recepção das pós-larvas, a seleção de reprodutores aptos à reprodução induzida e os cálculos das taxas de fertilização e eclosão dos ovos.

Teste

Na ocasião, os alunos do Campus Amajari realizaram uma desova estimada em 2.752.000 ovos, o que resultará em aproximadamente 1.926.400 pós-larvas. Conforme o diretor do CTTPA de Balbina, Mário José Baracho, o número obtido foi recorde em turmas de capacitação.

Além das atividades da reprodução induzida de peixes, os alunos receberam aulas práticas de beneficiamento do pescado e tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Preservação e Pesquisa em Mamíferos Aquáticos, um dos principais centros de reabilitação de mamíferos aquáticos da região.

No final da visita, o CTTPA doou ao IFRR-CAM cerca de 300 alevinos de Pirapitinga para a formação do plantel de reprodutores da unidade.  A instituição também se disponibilizou a receber novas turmas do IFRR para capacitação e alunos para o desenvolvimento de estágio curricular.

Fotos: Ramon Queiroz

CCS/Campus Amajari