Alunos do Campus Amajari apresentam pesquisas na área de Ciências Biológicas em evento na cidade de Maceió

por Laura publicado 09/12/2016 13h20, última modificação 09/12/2016 13h18
Os trabalhos foram apresentados no 11.° Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que reúne, de 6 a 9 de dezembro, em Maceió (AL), estudantes, professores e pesquisadores de 18 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Os participantes do 11.° Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontece na cidade de Maceió (AL), puderam acompanhar nesta quinta-feira, dia 8, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela professora Daniele Sayuri Fujita e pelos alunos André Vinícius Lima Almeida e Thaynar Araújo Souza, do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR).

André Vinícius realizou a apresentação oral do trabalho intitulado “Identificação dos cronotipos dos discentes do curso Técnico em Agropecuária do IFRR/Campus Amajari”, enquanto Thaynar apresentou em banner a pesquisa sobre a estrutura da assembleia de invertebrados bentônicos da região marginal do rio Amajari/RR. As duas pesquisas foram desenvolvidas em 2015, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT).

Foto: Gildo Júnior

Daniele destacou que o empenho dos alunos foi fundamental para a aprovação dos trabalhos no congresso. “Estar aqui mostra o compromisso do André e da Tahynar, a excelência do trabalho desenvolvido por eles nos últimos anos, e ainda nos permite trocar experiências com colegas de outras instituições, adquirir conhecimento, e renovar as possibilidades de novas parcerias, sempre visando ao fomento da pesquisa e da inovação”, disse.

Para Thaynar, o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica possibilitou que ela criasse afinidade com as Ciências Biológicas. “Hoje, para mim, essa é uma área fascinante, que colaborou para a minha participação no Connepi, onde estou dividindo a minha pesquisa e aprendendo com aquelas apresentadas por colegas vindos de diferentes lugares”, contou.

Laura Veras
CCS/Campus Amajari