Programa Institucional Clube da Ciência (PICC)

O Clube da Ciência é um programa de estímulo e apoio à pesquisa aplicada e à integração dos alunos do Ensino Técnico às atividades técnicas e científicas. Visa inserir o aluno na prática de pesquisa por meio de orientação e do acompanhamento de um professor-orientador. O referido Programa terá sua operacionalização realizada pelo
setor de Pesquisa de cada Campus.

O Programa Institucional Clube da Ciência do IFRR – PICC/IFRR, tem como finalidade a construção e sistematização de projetos idealizados por alunos do ensino técnico, de acordo com áreas temáticas definidas por uma Comissão Organizadora do Projeto em cada Campus.

Objetivos do Programa

Em relação aos Campi:

  • Estimular a pesquisa nos alunos de Ensino Técnico, para a reflexão e criatividade em todas as áreas de atuação do IFRR;
  • Contribuir para a emergência de grupos consistentes de pesquisa, fomentando a produção de novas tecnologias;
  • Despertar o interesse do discente para a investigação científica e o desenvolvimento da Inovação Tecnológica e, assim, contribuir para a complementação de sua formação;
  • Criar condições favoráveis para o incremento da produção e divulgação de resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico;
  • Disseminar entre os alunos a ideia de continuidade de formação na futura atividade profissional, especialmente relacionada ao mundo do trabalho;
  • Implementar à pesquisa na prática pedagógica no Ensino Médio Integrado ao Técnico.

Em relação aos servidores orientadores:

  • Fomentar a prática da investigação científica, a inovação e o desenvolvimento tecnológico em alunos da Instituição, envolvendo-os como pesquisadores nas atividades científicas, tecnológicas e profissional, contribuindo para a complementação de sua formação e enriquecimento de seu Currículo.

Em relação aos alunos:

  • Proporcionar ao aluno, sob a orientação do servidor pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e a criatividade, decorrentes da relação entre a pesquisa e a prática pedagógica.