Série “Universo Tecnológico” apresenta projetos nas áreas de Eletrônica e Informática

por Virginia publicado 09/04/2019 21h12, última modificação 09/04/2019 21h12
A séria é composta por três episódios e está disponível no canal do CBV no youtube

Um dos grandes diferenciais do Instituto Federal de Roraima (IFRR) é promover o ensino, a pesquisa e a extensão com foco na inovação tecnológica. Com base nesses pilares, o Campus Boa Vista (CBV) tem investido em ações, programas e projetos que mobilizem os alunos, sejam dos cursos técnicos ou superiores, a buscarem alternativas para resolverem os diversos problemas enfrentados pela sociedade.

Para apresentar um pouco do que é desenvolvido no CBV foi produzida a série especial “Universo Tecnológico”. Composta por três episódios, exibirá projetos das áreas de Eletrônica e Informática.

Série - No primeiro episódio será possível conhecer o “Projeto Saphyra 2.0”, que consiste no desenvolvimento do protótipo de uma mão robótica inteligente, acionada por radiofrequência. Já no segundo episódio os alunos ensinarão como proteger uma residência por meio do projeto “Tranca Eletrônica”, confeccionada com material de baixo custo e de fácil instalação. No terceiro e último episódio da série será apresentado o projeto “Pathfinder”, um jogo da modalidade gamificação, que apresenta alternativas para tornar a sala de aula mais interativa e motivadora.

Com a promoção desses projetos, a instituição tem oportunizado aos seus estudantes o pleno desenvolvimento das habilidades necessárias, para que esses futuros profissionais possam ingressar no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo, exigindo diferentes competências técnicas e mão de obra especializada.

Na opinião da diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, a série ilustra as competências desenvolvidas por esses estudantes ao longo do curso.“Por meio da série Universo Tecnológico fica evidente o potencial de cada estudante e as inúmeras possibilidades que cada educador tem para estimulá-los a buscar respostas para inúmeras indagações. E para que encontrem essas respostas são levados a criar e ‘inventar’. Inventos que nos apresentam a amplitude dos conhecimentos desenvolvidos no currículo e permitem que possam ir além da sala de aula e dos muros da instituição, uma ação tão comum para eles diante das inquietações e curiosidades. Esses alunos  trazem muito orgulho ao Campus Boa Vista e ao IFRR”, disse.

A série “Universo Tecnológico” está disponível no canal do CBV no youtube, Fique Ligado que pode ser acessado por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCU6IQZZmnfiIrL4UXyUQi2w

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista