Semana de intensa programação marca acolhimento de pais e novos alunos

por Virginia publicado 11/02/2019 15h02, última modificação 11/02/2019 15h02
A extensa programação contou com apresentação das equipes docentes e administrativas, "IFTOUR", além de atividades recreativas e integrativas.

As aulas do Campus Boa Vista (CBV) tiveram início em 6 de fevereiro e, durante toda a semana, foram realizadas atividades de acolhimento de pais e novos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A recepção dos novatos foi realizada pelos departamentos ligados à Diretoria de Ensino (Diren), em parceria com o Grêmio Estudantil.

A extensa programação contou com apresentação dos docentes e dos técnicos administrativos responsáveis pela execução das atividades do ensino, assistência estudantil e organização dos espaços do campus, entre outras atividades.

Alunos – Na abertura, a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, iniciou o acolhimento parabenizando os estudantes e os pais pela conquista de uma vaga no instituto e desejando sucesso nos estudos. Na sequência, explicou que o Campus Boa Vista é organizado por quatro eixos: ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Durante o tour realizado pelo campus, os novos alunos puderam entender um pouco mais sobre o funcionamento do CBV.

Logo em seguida, a gestora convidou os demais diretores, coordenadores, professores e técnicos administrativos para se apresentarem. Em linhas gerais, eles falaram sobre os serviços disponíveis em seus setores. “Com a chegada de 175 estudantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e de 310 nos cursos superiores, o momento de acolhida se caracterizou como fundamental para a inserção desses novos estudantes no universo do Campus Boa Vista. Conhecer os espaços de convivência e de serviços a que têm direito é o primeiro passo para a construção de sua identidade e pertencimento diante da escolha feita”, explicou Joseane.

A presidente do Grêmio Estudantil e os professores conduziram as turmas no “IFTOUR” e entregaram aos novos alunos um mapa do campus. De volta às salas de aula, os veteranos de cada curso deram continuação ao acolhimento com o repasse de informações sobre aspectos técnicos que definem a área formação do curso escolhido pelos novos estudantes e, para selar as boas-vindas, ofereceram um lanche aos novatos.

Já no dia 8, das 10h às 12h, o Grêmio Estudantil realizou algumas atividades recreativas para integrar todos os cursos: zumba, gincana, cabo de guerra, corrida do ovo na colher, além da distribuição de pipoca.

Para a presidente do Grêmio Estudantil do CBV, Aldheyse Spanhol, as atividades são de fundamental importância para que os alunos se sintam acolhidos e motivados. “O grêmio estudantil vê como muito importante o acolhimento dos novos alunos. Eles adentram um mundo totalmente novo: novas matérias, novos horários, nova escola e novos colegas. Este momento de descontração é muito importante, porque os faz criar novos laços com as brincadeiras em equipe e torna a figura do grêmio mais acessível.  E isso, sim, é importante, porque eles percebem que não estão sozinhos, que têm companheiros com quem contar. Este momento de acolhimento dá mais confiança aos calouros. O grêmio incentiva essas atividades, porque o instituto é nosso novo lar e esses jovens serão parte de nossa família CBV”, disse Aldheyse.

Nesta segunda-feira, 11, os alunos terão a oportunidade de conhecer os procedimentos e as vantagens de participar de editais de pesquisa e extensão, além de obter informações sobre como realizar o cadastro na biblioteca. E, no turno vespertino, receberão os livros didáticos.

Pais – O acolhimento dos pais ocorreu no dia 7, das 16h às 18h, no auditório do CBV. Eles também foram recebidos pela diretora-geral, professora Joseane Cortez, pelos diretores de departamentos, pelos coordenadores de curso, pelos coordenadores da Assistência Estudantil e pela equipe da biblioteca, bem como pelos professores das turmas do 1.º ano de todos os cursos técnicos integrados. Além de conhecerem toda a equipe responsável pelas atividades do ensino, os pais assistiram à palestra “Importância da família na escola”, ministrada pela psicóloga Andressa Rebouças, e receberam orientações iniciais sobre a organização institucional.

“Esse primeiro momento com os pais teve como proposta apresentar a unidade de ensino, a oferta de serviços, a estrutura organizacional e o corpo técnico-administrativo, além dos docentes e da equipe gestora, visando aproximá-los do fazer educativo, como parceiros de um mesmo caminho, que é o processo formativo de seus filhos e/ou tutelados”, enfatizou Joseane.

“O momento de acolhimento é de extrema importância para os novos alunos e para seus pais, pois não só têm a oportunidade de conhecer a estrutura física e organizacional do nosso campus mas também os profissionais responsáveis pelo processo educativo. É uma oportunidade de conhecer os professores, os pedagogos, os psicólogos, os assistentes sociais e os demais técnicos administrativos com os quais irão conviver durante os três anos de curso. Até o momento, os resultados estão atendendo às nossas expectativas, não só pela grande adesão dos pais ou responsáveis mas também pela satisfação que todos demonstraram, no decorrer da reunião, em fazer parte de nosso campus”, declarou a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento Curricular (Dape), professora Raimunda Rodrigues.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista