Livro Debates Interdisciplinares no Contexto Educacional é lançado durante eventos de pesquisa

por Virginia publicado 02/10/2019 13h10, última modificação 02/10/2019 20h22
O livro reúne oito artigos, resultado das produções científicas e dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia

Ocorre até sexta-feira, dia 4, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), o II Encontro de Pesquisadores e o I Seminário do Grupo de Pesquisa de Educação Física do IFRR/CBV. Os eventos são organizados pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp).

Na tarde desta terça-feira, dia 1.º, foi lançado o livro Debates Interdisciplinares no Contexto Educacional, organizado pelos professores doutor Jaci Lima da Silva e mestra Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos. A obra é fruto dos estudos realizados pelo grupo de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia.

O livro reúne oito artigos, resultado das produções científicas do grupo de pesquisa. Ele tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades e competências na comunidade acadêmica que culminem com o fortalecimento da contracultura do modelo linear e com os estudos sociais da ciência e tecnologia por meio de pesquisas.

Além disso, a obra faz um convite e ao mesmo tempo uma provocação para que os pesquisadores e todos aqueles que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPT) possam refletir juntos sobre alternativas educativas que potencializem a aprendizagem e que instiguem um novo olhar sobre o ato de ensinar aliado à ciência, à tecnologia, à sociedade e a outros aspectos não menos importantes como a (re)significação do ensino, o protagonismo no ensino e a aplicabilidade de contextos interventivos na prática educativa.

A professora Virginia Marne da Silva esclarece que, além de dar visibilidade às produções científicas, a obra apresenta o resultado de atividades educacionais já consolidadas, o que faz dos relatos nela compartilhados importantes casos de sucesso que podem ser seguidos por outros professores do IFRR ou mesmo de outras instituições da Rede Federal.

Já as professoras Esmeraci Nascimento e Maria Betânia Grissi, que também tiveram seus artigos publicados no livro, descrevem essa produção como uma oportunidade ímpar de integrar conhecimentos e experiências diversas, que se complementam e que contribuem para o debate institucional.

A diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, professora Saula Leite Oliveira, explica que o objetivo do Encontro de Pesquisadores do CBV é fomentar as produções oriundas dos grupos de pesquisa institucionais. “O encontro tem o intuito de promover um momento de diálogo entre pesquisadores. Além disso, estima-se que os grupos de pesquisa se inspirem e tenham a mesma iniciativa para divulgar as produções e vivências de cada um”, disse.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
2/10/19