Inscrições para a OBR 2018 seguem até maio

por Virginia publicado 22/03/2018 21h05, última modificação 27/03/2018 11h55
Podem participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2018) serão realizadas até 18 de maio pelo site sistemaolimpo.org. Caso o estudante não consiga realizar a inscrição pelo site, deve preencher a ficha de inscrição, disponível na sala de xérox do Campus Boa Vista (CBV), e entregá-la na Coordenação do Curso Técnico em Eletrônica, vinculada à Diretoria da Área da Indústria, Infraestrutura e Informática (Deiinf), para que a inscrição seja efetivada.

O representante da OBR em Roraima, professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, informa aos interessados que as aulas preparatórias para a modalidade prática da olimpíada estão sendo realizadas às quartas, às quintas e às sextas, das 12h às 13h30, e que têm como público-alvo alunos dos cursos técnicos integrados integrais de Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Secretariado e Edificações.

"Há a perspectiva de que outras instituições de ensino participem da olimpíada e abracem a Robótica no Estado de Roraima, tanto na iniciativa pública quanto no setor privado, proporcionando, assim, a inserção de mais jovens nesse ramo da tecnologia", disse Rodrigues.

O professor também afirma que a Robótica é um campo a ser muito explorado. “Assim como disse o grande cientista e físico Albert Einstein, que ‘a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’, precisamos nos inspirar a aprender mais”, completou.

OBR – A OBR é uma olimpíada científica gratuita dividida em duas modalidades: prática e teórica. Podem participar alunos matriculados em escolas de ensino fundamental, médio e técnico. Em 2017, a organização registrou 142 mil alunos inscritos, um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

A missão da OBR é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Provas – A prova teórica nível 5 (para o ensino médio e/ou técnico) já tem data marcada.  Será realizada no dia 8 de junho, no próprio CBV. Já as provas da modalidade prática estão previstas para o fim de agosto, em um dos shoppings de Boa Vista.

Pelo terceiro ano consecutivo, o professor Rodrigues é o representante estadual da OBR, fruto dos trabalhos realizados na olimpíada desde 2011. A organização tem a missão de diversificar e divulgar a OBR, da qual várias instituições de ensino podem participar, possuindo ou não kits didáticos de Robótica.

Caso algum estudante ou professor de escola pública ou privada tenha interesse em participar, pode procurar o professor para esclarecer dúvidas sobre as regras e o funcionamento ou ainda sobre o propósito da olimpíada para a vida dos estudantes, já que, posteriormente, as participações serão de grande valor não só para o participante/competidor, mas também para o Estado de Roraima e, principalmente, para o progresso tecnológico do País.

Virginia Albuquerque
Jornalista