Inscrições para a 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes encerram em 15 de maio

por Virginia publicado 05/04/2019 18h10, última modificação 11/04/2019 18h30
Os alunos interessados em participar devem preencher as fichas de inscrição na Diretoria de Ensino das Áreas de Indústria e Informática (Deiinf).

As inscrições para a 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) podem ser realizadas até o dia 15 de maio. Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio interessados em participar devem preencher as fichas de inscrição na Diretoria de Ensino das Áreas de Indústria e Informática (Deiinf).

Público-alvo – Podem participar alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do 1.º ao 3.º ano.

Organização – Ambos os eventos são organizados, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e têm por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, pela astronáutica e pelas ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Provas – A Mobfog tem uma única fase. Ocorre na própria escola, no dia 16 de maio, a partir das 15 horas. A prova consiste no lançamento de dois foguetes por equipe, sendo considerado vencedor o com maior alcance. Os alunos poderão formar suas equipes com no máximo três integrantes.

Já a OBA tem uma única fase e consiste na realização de uma prova na própria escola, no dia 17 de maio, das 14h às 18h.

O site www.oba.org.br disponibiliza downloads de livros, simulados e provas anteriores como material de apoio aos alunos que farão a prova da OBA e também orienta os que participarão da Mobfog na construção de foguetes.

O Campus Boa Vista (CBV) tem vários ex-alunos que já foram premiados nesses eventos. Em 2014, quem se destacou foi Jonathas Souza Santana, do 3.º ano do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio. No ano seguinte, foi a vez de Rebeca Dias de Souza, do 1.° ano do curso Técnico em Informática. Já em 2016, o destaque ficou por conta de Gabriel Morgado Silva, Guilherme Morgado Silva e William Oliveira da Costa e Silva, todos do 2.° ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio.

Em 2018, o campus também teve alunos medalhistas: Pedro Reis Ibernon, Patrick Fredman Sousa Lima e Gustavo Rizzo Albuquerque, todos do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, que estavam sob a coordenação do professor Luiz Faustino de Souza.

Os organizadores da OBA e da Mobfog no CBV oferecerão uma oficina de construção de foguetes com garrafas PET e palestras sobre astronomia e astronáutica como forma de motivar os alunos a participar dos eventos.

A expectativa é que o IFRR repita o sucesso dos anos anteriores e que mais alunos sejam premiados e tenham a experiência de participar dos eventos nacionais.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista