Iniciada mais uma edição do Projeto Startup

por Virginia publicado 29/03/2018 15h44, última modificação 29/03/2018 15h44
Os 12 projetos Startup já podem ser apresentados à comunidade acadêmica.

Foi dado início a mais uma edição do projeto Startup, uma importante ação desenvolvida com cerca de 60 alunos dos 3.° anos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Este é o ciclo 2018.1 do projeto, que esse ano completa quatro anos de execução como parte do Programa Jovem Empreendedorismo Tecnológico (JET), coordenado pelo professor Vinícius Tocantins.

Além de oportunizar a vivência dos alunos formandos nos projetos baseados em integração de disciplinas técnicas e metodologias ativas de aprendizagem, o Startup favorece o contato com o mundo do trabalho em consonância com a missão de geração de oportunidades em Educação, Ciência e Tecnologia (C&T) dos Institutos Federais (IFs).

“As metodologias ativas são técnicas que favorecem as aprendizagens baseadas em problemas, pois sabe-se que, muitas vezes, os alunos questionam o porque de estudar determinando assunto ou conteúdo e com essa metodologia eles percebem na prática o objetivo da disciplina”, relatou o Vinícius. O professor acrescenta ainda que o Startup é um projeto que rende bons frutos à instituição. “Por unir os conceitos de projeto integrador, metodologias ativas e diálogo com o mundo do trabalho, o aluno do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima têm uma experiência diferenciada, que é o permanente incentivo a ser um empreendedor”, explicou.

JET – O Programa Jovem Empreendedorismo Tecnológico (JET) engloba, além do Projeto Startup, o Doutores da Informática, desenvolvido com alunos dos 2.° anos do curso Técnico em Informática.

Doutores da Informática – Em seu quinto ano de execução, esse projeto constitui-se em uma Feira Tecnológica onde são compartilhadas soluções para resolução de problemas da sociedade local, com foco em produtos tecnológicos. Em 2018, o projeto estará alinhado com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e abordará o tema “Redução das Desigualdades”. O Doutores da Informática será realizado no segundo semestre.

“Com o JET, pretendemos fortalecer o trabalho da Diretoria de Ensino das Áreas da Indústria e Informática (Deiinf), pois a informática tem papel decisivo nesse universo da indústria. Precisamos, enquanto instituição de ensino, ciência e tecnologia, perceber a tecnologia como algo a ser massissamente difundido, e que por meio dela  poderemos levar nossa marca para a sociedade. É uma importante estratégia, para que sejamos difusores de tecnologias educacionais”, concluiu o professor.

Outra proposta de ampliação do JET é iniciar um terceiro projeto, desta vez com os alunos dos 1.° anos, do curso Técnico em Informática, quando eles terão acesso a conhecimentos relacionados à liderança, fator decisivo para os empreendedores da era digital.

Impulsione seu negócio – Os alunos responsáveis pelos 12 projetos do Startup participaram no último dia 16, do evento “Impulsione seu negócio”, realizado em Boa Vista pela equipe nacional do Facebook. A partir dos conhecimentos adquiridos nas palestras e contatos estabelecidos no evento, cada equipe irá criar uma página nessa rede social com o intuito de praticar os conceitos de empreendedorismo no mundo digital. Um diferencial a mais para a aprendizagem desses alunos.

Maio Empreendedor – Com o intuito de divulgar o Startup, alguns dos 12 projetos serão apresentados durante o Maio Empreendedor, evento que será realizado de 3 a 6 de maio, pelo Sebrae/RR.

Os interessados em conhecer os trabalhos das 12 equipes Startup podem agendar uma visita durante as aulas práticas do projeto. Nesse primeiro ciclo de 2018 a intensão é divulgar os trabalhos para a comunidade acadêmica e no segundo ciclo será divulgado para a comunidade externa.

Conheça as 12 equipes Startup deste ciclo.

Virginia Albuquerque
Jornalista