Iniciada a 5.ª edição dos Jogos Intercampi do IFRR

por Virginia publicado 13/04/2019 13h15, última modificação 13/04/2019 13h22
A competição segue até domingo, 14, com as disputas das modalidades de xadrez, natação, judô, tênis de mesa e atletismo. O evento é aberto ao público com entrada franca.

Teve início nessa sexta-feira, 12, a 5.ª edição dos Jogos Intercampi do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Somando-se os integrantes das delegações de todos os campi: Campus Boa Vista (CBV), Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Campus Amajari (CAM) e Campus Novo Paraíso (CNP), um total de 146 alunos-atletas participam da competição. Os jogos ocorrem no complexo poliesportivo do CBV, localizado no bairro Pricumã, e no CBVZO, localizado no Conjunto Cidadão, bairro Laura Moreira.

As disputas tiveram início já na manhã dessa sexta-feira, com as modalidades de tênis de mesa, xadrez, natação e atletismo. Logo nos primeiros confrontos, os atletas mostraram que vieram para brigar pelo seu campus, com disputas bastante acirradas. Neste sábado, 13, é a vez dos competidores demonstrarem toda a sua técnica e garra, também na modalidade de judô.

Abertura - Durante a solenidade de abertura, ocorrida na noite dessa sexta-feira, no ginásio esportivo, gestores da Reitoria e dos Campi, além de darem as boas-vindas aos competidores, prestigiaram o desfile das delegações e o juramento do atleta, proferido pela atleta de judô, Edimara da Silva Lima, que conquistou o segundo lugar, na categoria menos de 48 kg, nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) de 2017.

A comissão organizadora optou por uma solenidade simples e rápida, para evitar o cansaço excessivo dos atletas, já estavam competindo desde as primeiras horas da manhã.

De acordo com a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o espírito esportivo deve pautar a competição. “Devemos fazer desta etapa um momento onde reine a paz, na qual a ética, a solidariedade, a amizade, sejam motivos para que todos nós sejamos vencedores. Obviamente, que os talentos esportivos falam mais alto e definem as colocações, mas que isso não esteja acima do mais importante, que é o respeito ao outro. Que esta seja uma nova oportunidade para fazer amizades, trocar experiências e valores e que possamos fazer também desta etapa, um evento de sucesso, e de muito carinho entre coirmãos”, disse.

Para a reitora do IFRR, professora Sandra Mara Botelho, esse momento representa uma rica oportunidade para que os alunos possam efetivamente conhecer a instituição. “Não existe um melhor momento para conhecermos nossa instituição, um momento de integração por meio da prática esportiva. Somente quando conhecemos é que somos capazes de valorizar e amar, pois só amamos de fato aquilo que conhecemos. Portanto, aproveitem ao máximo esse momento, não para medir forças, não para avaliar quem é o melhor, mas para se confraternizar, pois aqui todos somos Instituto Federal de Roraima”, ressaltou Sandra Mara.

O presidente da comissão organizadora dos jogos no CBV, professor Marcello Soares, ressalta que a comissão centrou esforços na organização da etapa, para que as delegações sejam bem recebidas. “Todos os trabalhos foram realizados com o objetivo de atender, da melhor maneira possível, os alunos e técnicos do interior. Os Jogos Intercampi fazem parte da política institucional de extensão voltada ao esporte, e representa um momento ímpar, pois alguns alunos que ainda não conhecem outros campi, podem visitá-los e dessa forma possa expandir seus conhecimentos, formar novas amizades, além de desenvolver suas relações sociais. Nessa perspectiva, valorizamos esse momento de integração e de prática esportiva”, disse.

As competições seguem até a manhã do domingo, 14, com as partidas finais. A solenidade de encerramento e premiação será realizada na sede do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), em Roraima.

Todas as competições esportivas realizadas pelo IFRR são abertas ao público, com entrada franca. Prestigie!

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista