IFRR apresentará projetos no Inspira Boa Vista

por Virginia publicado 02/08/2019 15h10, última modificação 05/08/2019 18h40
Alunos dos cursos Técnico em Informática e Licenciatura em Educação Física representarão o IFRR no evento.

O projeto Startups, desenvolvido pelos alunos dos 2ºs anos do curso Técnico em Informática do Campus Boa Vista, será um dos representantes do IFRR no Inspira Boa Vista – um território de oportunidades. O evento ocorre nos dias 3 e 4 de agosto, no Sesi Escola, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 3876.

No sábado, 3, a equipe de informática do Campus Boa Vista (CBV), liderada pelo diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRR, professor Vinícius Tocantins, apresentará seis projetos de cunho tecnológico: Jobe Finder, Nurse, Ucan, Health Information, My School Planner e Time’s Up. Além da apresentação dos projetos, no domingo, 4, será ministrada a oficina Criatividade, Empreendedorismo e Inovação, sob a coordenação do professor Vinícius.

STARTUPS – O projeto faz parte do programa Jovem Empreendedorismo Tecnológico, junto com o Doutores da Informática, e é coordenado pelo professor Vinícius Tocantins. “Nós, do curso Técnico em Informática, iremos apresentar, no Inspira Boa Vista, um pouco do projeto Startup, que tem por objetivo o apoio e o fomento ao Jovem Empreendedorismo Tecnológico por meio da resolução de problemas reais”, disse o docente.

JOGOS – Outra ação que será apresentada no evento é a Oficina de Elaboração de Jogos, sob a responsabilidade do coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física, professor Moacir Augusto de Souza, com a participação de três acadêmicos do 8º módulo.

INSPIRA BOA VISTA – Organizado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), o evento pretende ser um dos maiores encontros de promoção de oportunidades de integração social e econômica no estado. Ao todo, 90 atividades serão oferecidas gratuitamente nas áreas de inovação, criatividade, economia colaborativa, economia digital, novos negócios, financiamento, oportunidades de trabalho, serviços de saúde, lazer e recreação.

A ideia é levar empreendedores e serviços que possam inspirar migrantes, refugiados(as) e brasileiros(as) de baixa renda para criarem novas oportunidades de negócios e geração de renda, tornando-se protagonistas da transformação social do estado.

Esse evento surge como uma ação colaborativa e sem financiamento de mais de 60 instituições que atuam no estado, como organizações da sociedade civil, agências da ONU, empresas públicas e do setor privado. A estratégia é focar na experiência do participante, nas conversas e nas conexões, em um ambiente de simplicidade e de pequenas e importantes descobertas.

Segundo a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, o IFRR, diante de sua atuação no campo tecnológico, não poderia ficar de fora do evento. “O Inspira Boa Vista é um evento que reunirá diversas instituições, e o IFRR/CBV não poderia ficar de fora, deixando de levar ações que representam criatividade, inovação e oportunidades empreendedoras, sem contar a apresentação dos cursos oferecidos pelo campus. Fazer parte dessa ação proporcionará aos alunos um momento de troca de experiências com outros discentes, docentes e com a comunidade em geral. Nessa troca, teremos a oportunidade de ampliar os conhecimentos tecnológicos e empreendedores e gerar curiosidade, pois nesse reinventar de ideias vamos propor e socializar conhecimento”, explicou Marilda.

Para obter outras informações sobre como participar do evento, basta acessar o link

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista