IF Comunidade começa com apresentação cultural no Pátio Roraima Shopping

por Virginia publicado 01/11/2018 21h46, última modificação 01/11/2018 21h46

Teve início, às 15h30, no Pátio Roraima Shopping, a edição 2018 do IF Comunidade do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR). A solenidade de abertura do evento, que este ano tem como tema “Ultrapassando fronteiras, construindo o futuro”, foi marcada por uma apresentação cultural em que alunos e professores dançaram, num aulão de ritmos, com o acadêmico de Licenciatura em Educação Física Mateus Gouveia.

A programação do IF Comunidade é composta pela exposição de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nos cursos técnicos e superiores do campus. A exposição começou às 10h e segue até às 22h, quando se encerram as atividades do shopping.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, essa ação tem como propósito apresentar as ações institucionais à sociedade roraimense, em especial as oriundas do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica. “Almejamos apresentar a instituição como espaço público de ensino de qualidade. Isso é, sem dúvida, proporcionar aos jovens e aos adultos mais uma escolha formativa. Portanto, a mostra de práticas educativas e de ações em que o estudante é o protagonista constitui uma rica oportunidade de aproximação com a comunidade”, enfatizou.

A diretora de Extensão do CBV e presidente da comissão organizadora do IF Comunidade, professora Marilda Vinhote Bentes, destacou o empenho da comunidade acadêmica para a realização do evento. “Este evento foi possível graças ao envolvimento e à dedicação de todos os estudantes, que não mediram esforços para que tudo ocorresse conforme o planejado. Então, o mérito é de vocês”, disse.

Para a presidente do Grêmio Estudantil do CBV, Aldheysy Campos Spanhol, aluna do curso Técnico em Informática, o IF Comunidade é um evento de fundamental importância tanto para o IFRR quanto para a comunidade. “Neste evento, temos a oportunidade de apresentar todas as ações desenvolvidas por alunos e professores, os cursos ofertados, bem como os tipos de projeto que são desenvolvidos para a resolução de problemas sociais”, esclareceu. Ela participa do IF Comunidade com a exposição do projeto Doutores da Informática e diz que as ideias apresentadas em projetos como este colocam a serviço da sociedade soluções práticas viáveis para a resolução de problemas reais. “Por meio das propostas desenvolvidas em plataformas digitais no Projeto Doutores da Informática, a sociedade poderá resolver problemas relacionados à desigualdade social, aos conflitos sociais e a diversos outros problemas latentes na sociedade”, explicou.

O Grêmio Estudantil do CBV tem atuado de forma colaborativa, contribuindo para o desenvolvimento de diversas ações institucionais.

Cidadania e Responsabilidade Social – O IF Comunidade tem como objetivo apresentar à comunidade em geral os principais serviços ofertados pelo IFRR oriundos dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Representa também uma rica oportunidade para que os alunos, juntos, possam exercitar suas habilidades, imbuídos da principal proposta do evento, o exercício da cidadania e da responsabilidade social. Já com relação ao tema dessa edição, a proposta dos organizadores é promover a reflexão acerca do momento de crise social pelo qual passa o País, em especial o Estado de Roraima, com o enorme fluxo migratório, que tem comprometido as relações sociais em diversos aspectos.

Ainda dá tempo de prestigiar o evento! É só correr para o Pátio Roraima Shopping.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista