Encontro reúne egressos de cursos técnicos e superiores

por Virginia publicado 09/11/2018 21h13, última modificação 09/11/2018 21h13
O evento, que segue até o sábado, dia 10, é uma realização da Diretoria de Extensão do CBV e tem como objetivo levantar informações sobre a situação dos ex-alunos no mundo do trabalho.

Na noite desta quinta-feira, dia 8, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), ex-alunos de cursos técnicos e superiores do CBV estiveram reunidos para a abertura da edição 2018 do Encontro de Egressos, com o tema “Empreendendo sonhos e compartilhando sucessos”.

O evento é uma realização da Diretoria de Extensão do CBV e tem como objetivo levantar informações sobre a situação dos ex-alunos no mundo do trabalho e fornecer dados imprescindíveis para o planejamento, a definição e a retroalimentação das políticas educacionais da instituição. Especialmente nessa edição, pretende-se sintetizar estratégias empreendedoras do mercado atual, demonstrando uma visão mais completa do ser empreendedor.

A presidente da comissão organizadora do Encontro de Egressos, Raine Carvalho, reforçou o convite aos egressos para que participem de todas as atividades, organizadas com dedicação pelos membros da comissão. “Quero, primeiramente, agradecer a presença de todos vocês, pois é uma honra recebê-los para este momento tão importante para a instituição. Convido todos para que participem ativamente da programação e, sobretudo, se façam presentes na gincana de integração, que ocorrerá no Parque Anauá, na manhã do sábado”, disse.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, eventos como esses têm um cunho emocional muito forte e servem, sobretudo, para avaliar o cumprimento da missão institucional. “Trazer os ex-alunos para a instituição, além do congraçamento, dos reecontros, da satisfação em recebê-los, de matar a saudade e dar um abraço, aproveitamos para relembrar com bastante saudosismo as histórias aqui vividas. Outro aspecto de extrema importância é que poderemos escutá-los sobre o contexto do mercado em que vocês estão inseridos, além de receber sugestões sobre quais cursos vocês têm interesse e necessidade de acordo com suas áreas de formação. Queremos que vocês compreendam que este lugar representa a possibilidade de continuação dos estudos, onde poderão se aperfeiçoar com cursos, inclusive, na área de especialização e, em breve, mestrado”, ressaltou a diretora.

Durante seu pronunciamento, a professora Joseane anunciou que, em breve, será lançado o edital do Mestrado em Educação Profissional, com vagas abertas à comunidade, o que possibilitará a participação de ex-alunos.

A abertura do evento também foi prestigiada pela pró-reitora de Ensino do IFRR, professora Sandra Grutzmacher. Ela enfatizou a importância da presença do egresso para que a instituição tenha um retorno de sua vida profissional. “Quem contribuiu para a formação de vocês quer e precisa saber onde vocês estão, o que estão fazendo, se estão atuando em suas áreas de formação”, disse.

Prática acadêmica – A organização e a realização do evento teve a participação de acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Gestão do Turismo (TGT), como parte prática da disciplina de Eventos, ministrada pela professora Jordana de Souza Cavalcante. O acadêmico Nicolas da Silva Saraiva é o mestre de cerimônias do evento.

O Encontro de Egressos continua nesta sexta-feira, dia 9, a partir das 18 horas, com exposição de experiências e produtos de empresas mantidas por ex-alunos. Às 19 horas, as atividades se iniciarão, no auditório, com o relato de experiência intitulado “Empreendedorismo inovador: a experiência de ter uma startup” e com a mesa-redonda “Empreendedorismo: visão holística do sucesso”. No sábado, o encontro será encerrado com atividades de lazer e entretenimento.

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista