COOPERAÇÃO TÉCNICA – Alunos bolsistas do Instituto Socioambiental (ISA) iniciam atividades no projeto

por Virginia publicado 13/12/2018 21h10, última modificação 14/12/2018 14h39
Dez alunos do curso Técnico em Eletrotécnica das modalidades integral integrado e subsequente vão atuar como bolsistas pesquisadores

Com o intuito de fomentar a realização de pesquisas científicas e a qualificação profissional, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) firmou uma cooperação técnica com o Instituto Socioambiental (ISA). Por meio dessa cooperação, dez alunos do curso Técnico em Eletrotécnica das modalidades integral integrado e subsequente vão atuar como bolsistas pesquisadores.

A Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp) foi o setor responsável pela seleção dos bolsistas. “Essa ação em parceria tem como objetivo favorecer a articulação entre teoria, prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, bem como propiciar a cooperação mútua entre estudantes e docentes envolvidos no projeto, permitindo vivenciarem atividades técnico-científicas que contribuam para o seu processo de formação”, disse a diretora da Dipesp, professora Cleide Maria Fernandes Bezerra.

Projeto – De acordo com as normas do projeto, os bolsistas deverão cumprir uma carga horária semanal de dez horas, as quais não poderão coincidir com o horário de suas aulas no CBV e nem se sobrepor àquelas previstas pelos professores. Se isso ocorrer, devem informar ao professor-orientador. Eles deverão também realizar visitas técnicas em unidades consumidoras dos segmentos industrial, comercial e serviços públicos; elaborar relatórios mensais referentes ao plano de trabalho semanal; zelar pelo material utilizado para a coleta de dados, assim como pelo ambiente de trabalho disponibilizado para o desenvolvimento das atividades; e cumprir com o cronograma de trabalho previsto no plano de trabalho.

Os bolsistas ficarão, durante o período de um ano, trabalhando no projeto. As atividades de campo iniciaram-se nesta quarta-feira, dia 12, quando os bolsistas visitaram unidades consumidoras comerciais para avaliar o ambiente, as instalações elétricas e as questões relacionadas ao consumo eficiente de energia. Para a ação, os alunos receberam um treinamento ofertado pelo CBV, o programa de coleta de dados e os equipamentos e materiais para trabalho de campo.

Equipamentos – Cada bolsista recebeu um tablet com chip para acesso à internet, que serão utilizados em campo para preenchimento das informações. Após as atividades, esses tablets serão doados à Dipesp.

Esse trabalho está inserido em um programa que visa contribuir com soluções para a crise energética do Estado de Roraima, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS), o Ministério das Minas e Energias (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e também qualificar técnicos para a implantação de projetos de eficiência e de geração distribuída com utilização de painéis solares.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista