CERTIFICAÇÃO – Alunos do curso de Comandos para Bombas e Motores Elétricos serão certificados nesta quarta-feira, dia 19

por Virginia publicado 19/06/2018 12h50, última modificação 19/06/2018 14h50
Dezesseis funcionários da Companhia Energética de Roraima (CER), da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) e das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás), serão certificados.

Dezesseis alunos do curso de Comandos para Bombas e Motores Elétricos serão certificados nesta quarta-feira, dia 19, às 19h30, na sala de reuniões do Campus Boa Vista (CBV). O curso, que teve carga horária de 60 horas, foi ministrado de forma voluntária pelo professor Paulo Soares entre os meses de abril e junho.

Ele foi realizado para atender a uma demanda de funcionários da Companhia Energética de Roraima (CER), da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) e das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobrás), os quais, diante da iminência de extinção da CER e privatização da Caerr e da Eletrobrás, procuraram se qualificar para garantir uma futura empregabilidade.

De acordo com o professor Soares, o curso foi desenvolvido de forma prática e o egresso tem condições de planejar um quadro de comandos elétricos para motores e bombas elétricas, instalar e dar a manutenção necessária em várias situações.

Energia solar – Outro curso que será ministrado pelo professor Soares, no período de 20 a 28 de junho, no laboratório de eletrotécnica do CBV, é Energia Solar: sistema off grid [sistema isolado]. Desta vez, o público-alvo são 22 indígenas de comunidades da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, onde será realizada a parte prática. Ao final, os alunos deverão instalar na comunidade o sistema adquirido por meio de convênio com o Instituto Socioambiental (ISA).

O objetivo desse curso é oferecer capacitação com foco na energia solar fotovoltaica, sensibilizando os cursistas sobre os benefícios dela. “Queremos, sobretudo, mostrar a viabilidade desse sistema em nossa região, fortalecendo o conceito de sustentabilidade ambiental e eficiência energética por meio de um sistema de energia limpa, ininterrupta e ecologicamente correta obtida de uma fonte inesgotável, o sol. Esse tipo de sistema é ideal para aquelas localidades onde a energia chega com baixa qualidade ou onde ela inexiste. Além do mais, o sistema é simples e, por isso, queremos popularizá-lo”, afirmou o professor.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista