Campus Boa Vista certifica cerca de 700 alunos em diversos níveis e modalidades

por Virginia publicado 26/12/2018 16h05, última modificação 26/12/2018 16h05
Foram certificados jovens e adultos em Boa Vista e em comunidades indígenas da zona rural da cidade.

Muita alegria e comemoração neste mês de dezembro no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR). E toda essa comemoração tem um motivo especial. No caso do CBV, foi a certificação de cerca de 700 alunos nas solenidades de formatura ocorridas desde o início do mês, tanto na Capital quanto no interior.

Cursos de extensão,  técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes, presenciais, semipresenciais e a distância atenderam jovens e adultos em Boa Vista e em comunidades indígenas da zona rural da cidade.

O número expressivo de certificações foi bastante comemorado pelos professores e pelos gestores da unidade. “Este quantitativo representa o compromisso de todos os gestores e servidores – efetivos e terceirizados – com a missão institucional, que é promover uma formação profissional de qualidade e de acordo com as demandas de nosso estado”, ressaltou a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez.

“A realização das formaturas, em especial dos cursos técnicos em Análises Clínicas e Enfermagem, foi a concretização de um sonho, nutrido desde que assumimos a gestão. A busca pela conclusão de cursos por parte dos alunos era incessante, e o compromisso que assumimos foi crucial para fecharmos o ciclo estudantil desses discentes. A etapa do estágio também foi um momento decisivo. Por fim, foi maravilhoso observar, nas falas dos oradores, o quão ficaram agradecidos ao IFRR e ao Campus Boa Vista. Buscamos soluções, enfrentamos dificuldades, sempre contando com o apoio dos nossos docentes, que foram verdadeiros heróis, pois não mediram esforços para contribuir para a jornada desses alunos. Hoje estamos com a sensação de dever cumprido, pois, mesmo sem recursos financeiros, conseguimos suplantar os obstáculos. Obrigada a todos que participaram direta e indiretamente para o sucesso alcançado”, disse a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes.

Outro setor importante para a oferta de cursos e certificação de tantos cursistas foi o Departamento de Educação a Distância (Dead-CBV). Segundo o diretor, professor Tomas Armando Del Pozo Hernandez, a equipe que compõe o departamento sente-se orgulhosa pelos resultados obtidos. “Trabalhamos fortemente em 2018 em prol da qualificação de profissionais em diversas áreas para o mundo do trabalho. Cumprimos, assim, a nossa missão, que é levar à sociedade uma educação de qualidade. Realizamos cursos de licenciatura e também de formação inicial e continuada. Para o primeiro semestre de 2019, outros cursos serão concluídos, inclusive de pós-graduação. Com esses resultados, fortalecemos a Educação a Distância no âmbito da IFRR”, enfatizou.

Número de alunos certificados:

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

1. Técnico em Edificações – 26
  2. Técnico em Eletrônica – 18
  3. Técnico em Eletrotécnica – 20
  4. Técnico em Informática – 53
  5. Técnico em Secretariado – 58

CURSOS OFERTADOS PELA DIRETORIA DE EXTENSÃO (DIREX)

1. Auxiliar Administrativo – 23

2. Curso Básico de Espanhol (Comunidade Indígena Moscou) – 37

3. Inclusão Digital: curso de informática básica (Projeto Crescer) – 200

4. Curso de Técnicas de Comunicação (Comunidade Indígena Serra da Lua) – 25