Alunos do projeto de extensão Karatê para Todos conquistam medalhas em festival

por Virginia publicado 04/07/2018 21h46, última modificação 04/07/2018 21h46
Três alunos conquistaram medalha de ouro e outros ficaram com os segundos, os terceiros e os quartos lugares, colocando a instituição em lugar de destaque na competição.

Onze alunos do projeto de extensão Karatê para Todos, desenvolvido no Campus Boa Vista do Instituto Federal (CBV-IFRR), participaram, no último dia 27 de junho, do Festival IBR de Karatê – Novos e conquistaram várias medalhas.

Karatê para Todos – As aulas do projeto de extensão Karatê para Todos ocorrem às terças e às quintas-feiras, das 20h às 22h, na sala de dança do CBV. O projeto conta com cerca de 40 alunos, de 4 a 52 anos. É ministrado pelo sensei Cícero Wenderson, faixa preta; pelo sentai Fábio Pelais, faixa marron; e por Thannara Útana, faixa verde.

De acordo com Thannara, o trabalho desenvolvido no projeto é focado na disciplina, autocontrole e coordenação motora, principalmente com as crianças, e no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades daqueles que já praticam a arte marcial.

Festival – No Festival IBR de Karatê – Novos, organizado pela academia Funakoshi de Karatê Shotokan, os caratecas, de 6 a 13 anos, disputaram o kumite, que é o combate no qual dois adversários lutam em condição de igualdade. É também considerada uma técnica muito importante. Promove, entre ambos os lutadores, compartilhamento e coletividade. Segundo a filosofia do karatê, para uma formação completa, o carateca precisa do kumite para desenvolver o respeito e a ajuda ao próximo.

Além de caratecas da Academia Funakoshi, participaram do evento caratecas da Associação Hien Kan de Karatê e do projeto de extensão Karatê para Todos, do CBV-IFRR. Teve ainda a participação especial de Oberlan Jones, presidente da Federação Roraimense de Karatê (FRK).

Inscrições – Ainda há vagas para o projeto Karatê para Todos, e os interessados, ou seus responsáveis, devem procurar a Coordenação de Projetos de Extensão do CBV, das 8h30 às 11h30, para efetuar a inscrição.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista