Sobre o Curso

por João Pedro baraúno da Silva Miranda publicado 14/10/2016 20h20, última modificação 19/10/2016 19h32

Identificação do Curso


DENOMINAÇÃO DO CURSO: Licenciatura em Matemática
TIPO: Licenciatura
MODALIDADE: Presencial
EIXO TECNOLÓGICO/ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Exatas e da Terra
ENDEREÇO DE OFERTA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Vespertino e Noturno
NÚMERO DE VAGAS: 35/turma (trinta e cinco vagas por turma)
PERIODICIDADE DE OFERTA: Anual
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3370 horas
REGIME LETIVO: Modular
TÍTULO OUTORGADO: Licenciado em Matemática
DURAÇÃO PREVISTA: 4 (quatro) anos

 

Objetivo Geral

 

Formar professores de matemática, a partir do conhecimento matemático-científico, capazes de orientar pedagogicamente sua práxis pedagógica, atuar na educação básica, com ênfase em valores estéticos, políticos e éticos, continuar os estudos em cursos de Pós-Graduação, contribuindo com sua identidade docente, com vistas a uma educação emancipatória.


Objetivos Específicos

 

  • Ampliar o conhecimento matemático como alicerce didático-pedagógico para sua atuação docente na educação básica.
  • Criar oportunidades de atividades Interdisciplinares e/ou Multidisciplinares que envolvam competências definidas a cada semestre.
  • Promover a realização de simpósios, fóruns de debate, congressos, seminários, visitas técnicas, articulando o conhecimento e competências definidas a cada semestre.
  • Difundir a produção científica nas diversas áreas da educação e/ou de componentes curriculares, através da produção de textos científicos-acadêmicos.
  • Analisar criticamente a filogênese do conhecimento matemático, com o intuito de reformular redes de significados com as demais disciplinas relacionadas à Educação Matemática, colaborando com reflexões relacionadas a ontogênese desse conhecimento nos dias atuais.
  • Desenvolver a concepção de educação matemática como sendo o estudo dos fatores que influem, direta ou indiretamente, nos processos de ensino e aprendizagem da matemática.
  • Propiciar ao aluno um ambiente de vivência à prática profissional docente durante o curso, através das Práticas Pedagógicas, dos Estágios Curriculares Obrigatórios e de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Perfil Profissional

 

O licenciado em Matemática, formado pelo Instituto Federal de Roraima, deverá ser capaz de construir espaços de interlocução em que ele possa analisar a própria práxis docente de forma individual e/ou em grupo, bem como, dar continuidade aos estudos em cursos de Pós-Graduação Latu Senso e Stricto Senso.

 

Mercado de Trabalho

 

Tradicionalmente, o maior mercado de atuação do licenciado em Matemática pelo IFRR-CBV é o da docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Pré-Vestibular de instituições de ensino públicas e privadas. Igualmente pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática.